Compartilhe

Professores da UEPB param nesta quarta e fazem reivindicações

Por Portal Correio    Quarta-Feira, 22 de Maio de 2019


Os professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) paralisam nesta quarta-feira (22) as atividades para cobrar do governo do Estado reposição salarial de 15%, retroativa a janeiro desse ano, e respeito à autonomia da instituição. A Associação dos Docentes da UEPB (ADUEPB) realiza, a partir das 9h, um ato público em frente ao Palácio da Redenção, na Capital, para cobrar as reivindicações.

A partir das 11h, os professores participam de uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Paraíba sobre a LDO de 2020, com o objetivo de sensibilizar os deputados a garantir a retomada dos recursos subtraídos da UEPB.

A paralisação foi decidida na última assembleia geral da categoria, no dia 9 de maio, e estava condicionada ao fato do Governo do Estado não chamar a Associação dos Docentes (ADUEPB) para uma negociação, o que terminou ocorrendo até o início dessa semana.

“Os professores reivindicam na pauta protocolada no dia 8 de janeiro desse ano, compromisso inalienável com a educação pública superior; reposição de perdas salariais da ordem de 30,74% para ativos e aposentados; respeito a autonomia administrativa e financeira da UEPB; garantia da permanência e do fortalecimento dois oito campi da universidade; compromisso com a previdência pública dos servidores do Estado e o engajamento do Governo para garantir a permanência de duas entradas anuais para os cursos de graduação na UEPB”, diz a entidade.

De acordo com o professor Nelson Junior, presidente da ADUEPB, a associação tem tentado abrir o diálogo desde o início do atual governo. “Dia 8 de janeiro entregamos nossa pauta com pedido de audiência no gabinete do governador, dia 7 de março entregamos pessoalmente ao governador João Azevedo em Campina Grande, tivemos audiências com parlamentares Federais e Estaduais da base do governo, demandando apoios na busca de negociação, o que acabou por não acontecer. Depois de todas essas tentativas a categoria decidiu em Assembleia geral por um dia de paralisação como forma de chamar a atenção do governo para a realidade da UEPB. Queremos negociação já”, concluiu.

Conselho

Para amparar a reivindicação dos professores, a categoria conseguiu aprovar no Conselho Universitário da UEPB, no dia 2 de abril, uma resolução que autoriza uma reposição salarial de 15% para todos os professores e servidores técnico-administrativos da instituição, retroativa a janeiro desse ano. A resolução foi enviada ao Governo do Estado, com a solicitação da elaboração de um decreto aplicando a atualização dos salários.

« Voltar

POSITIVO

IBGE: Paraíba tem maior aumento de população com rendimento desde 2012

DECIDIDO

Por unanimidade, Anvisa mantém proibida venda de cigarros eletrônicos

Veja também...

REVELAÇÃO

Ex do affair de Gracyanne diz que engravidou dele quando era aluna e revela aborto

ESTATÍSTICAS

O que fez a extrema pobreza ir a menor índice registrado

PREOCUPANTE

Chuva causa alagamento em diversas ruas e avenidas de João Pessoa