Compartilhe

Nova plataforma agiliza atendimento pelos telefones 190 e 193 na Paraíba

Por Portal Correio    Sexta-Feira, 9 de Novembro de 2018


A Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata) está modernizando o sistema de telecomunicações, o que provocará melhorias em serviços como os telefones de emergência 190 (Polícia Militar) e 193 (Corpo de Bombeiros). A nova plataforma utilizará tecnologia IP, substituindo o sistema analógico, existente há duas décadas.

O gerente de Tecnologia da Informação da Secretaria da Segurança Pública, Fabiano Vieira, ressalta que a integração do novo sistema de telecomunicações reduzirá o tempo de resposta das polícias ao cidadão.

“Numa emergência, o atendente tem condições de colocar o cidadão em contato com os policiais que estão na rua, proporcionando mais rapidez, algo fundamental para salvar vidas”, argumenta.

Outro benefício, ainda de acordo com Fabiano Vieira, é o gerenciamento do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop). “Com esse novo sistema, podemos saber em quais horários a demanda é maior, nos dando condições de distribuir nossos recursos humanos de forma mais eficiente, beneficiando toda a população”, explicou, acrescentando que, “além  disso, temos uma série de recursos que não tínhamos no sistema antigo, como gravar ligações, detectar com mais eficiência trotes”.

Mais benefícios

Além de melhorar o atendimento à população, a nova tecnologia traz ainda condições para inclusão de outros serviços, como telemedicina e educação a distância, ampliando a interação entre o estado e o cidadão paraibano.

A diretora de Logística e Patrimônio da Codata, Jacqueline Gusmão, acrescenta que o novo sistema de telecomunicações do governo trará melhor gestão, reduzindo custos dos serviços prestados.

“Além disso, a população será beneficiada com mais eficiência, principalmente nos serviços tridígitos. Eram centrais muito antigas, que agora foram renovadas”, comenta.

Será possível, ainda, o gerenciamento das ligações realizadas pelos órgãos da administração direta e indireta. Por meio de softwares específicos, a Secretaria da Administração poderá definir políticas de recursos e monitorar o consumo de cada telefone, adotando contenções de despesas quando necessário.

A modernização do Sistema de Telecomunicações da Paraíba (Projeto Telecom) teve início em 2017, com as primeiras plataformas instaladas em outubro deste ano.

A tecnologia IP é mais confiável, segura e com melhor qualidade de voz, proporcionando o desenvolvimento de mais interação entre o Estado e a população, com diferentes formas de comunicação como voz, chat e vídeo.

« Voltar

SEM SORTUDO

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 43,5 milhões na quarta-feira

Pagamento da segunda parcela do 13º pelo INSS começa no dia 26

Veja também...

OPORTUNIDADE

Locais de provas do concurso da Prefeitura de Patos serão divulgados nesta segunda (19)

PERTO DO TETRA

Perilima e Esporte de Patos decidem o título da Segundona neste domingo

PARAIBANO 2019

Índio Ferreira confirma acerto com o Nacional de Patos para o Paraibano 2019