Compartilhe

Flamengo volta a ficar cinco jogos sem levar gols após um ano

Por Globo Esporte    Quinta-Feira, 18 de Agosto de 2022


Flamengo voltou a praticar um futebol vistoso que tem permitido às duas equipes de Dorival Júnior conseguir vitórias maiúsculas, seja com placares elásticos ou com atuações convincentes. Nesta quarta-feira em Curitiba, o 1 a 0 sobre o Athletico-PR, com gol de bicicleta do Pedro, reforçou um dos grandes trunfos do trabalho do treinador: a defesa. O Rubro-Negro chegou a cinco jogos consecutivos sem ser vazado, algo que não conseguia desde junho de 2021.

Não só a sequência recente chama atenção, mas também o fato de essa solidez defensiva ser dar com diferentes linhas defensivas. Desde que encontrou seu 11 ideal, nos 7 a 1 contra o Tolima, Dorival usou cinco formações diferentes no setor e levou apenas quatro gols em 13 partidas.

+ Dorival Junior exalta desempenho da defesa do Flamengo e destaca Rodinei

Após o jogo, Fabrício Bruno, um dos grandes destaques nas duas vitórias sobre o Athletico-PR de domingo a quarta-feira, citou como ponto crucial para esse bom funcionamento o trabalho uniforme que a comissão técnica do Flamengo oferece tanto à zaga da equipe principal quanto à do time alternativo. O zagueiro também fez questão de elogiar Léo Pereira, outro que atuou em alto nível.

 

- Do mesmo jeito que ele trabalha com a dupla considerada titular, ele trabalha com a outra, vide o entrosamento que a gente tem. Ressaltar o Léo Pereira, que vem fazendo uma temporada brilhante. Isso é o trabalho do Dorival, é mais um jogo sem sofrer gols e com uma dupla que não tinha jogado junta. Ficamos felizes pelo jogo, principalmente pela classificação e pelo empenho de todos - disse Fabrício.

 

+ Pedro, do Flamengo, revela ensaio para golaço contra Athletico-PR

Fabrício Bruno, Léo Pereira, Filipe Luís e João Gomes foram peças fundamentais para o Flamengo não ser vazado — Foto: Robson Mafra/AGIF

Fabrício Bruno, Léo Pereira, Filipe Luís e João Gomes foram peças fundamentais para o Flamengo não ser vazado — Foto: Robson Mafra/AGIF

A partir dos 7 a 1, jogo em que o torcedor passou a ter um time para decorar como em outras gerações vitoriosas, Dorival venceu 11 partidas, empatou uma e perdeu outra. Nesse recorte, marcou 32 vezes e sofreu quatro gols.

Além de mencionar os excelentes números defensivos - o Flamengo não foi vazado em 12 dos 20 jogos desde a chegada de Dorival Júnior -, o treinador fez questão de pontuar que o posicionamento tem sido fundamental, independentemente da formação que escolhe para proteger o gol de Santos.

- Na maioria dos jogos nós temos saído sem sofrer muito, não temos sofrido jogadas criadas de infiltrações. Isso chama atenção porque já estamos indo para o 12º jogo sem sofrer gols. E você percebe a evolução individual da equipe, a atuação do Rodinei, do Léo, do Fabrício, do Felipe. E a anterior que jogou também. Com segurança e sempre bem posicionados. Isso é um fator importante - afirmou o treinador.

 

Confira a sequência invicta da defesa:

 

17/08: Athletico-PR 0x1 Flamengo
14/08: Flamengo 5x0 Athletico-PR
09/08: Flamengo 1x0 Corinthians
06/08: Flamengo 2x0 São Paulo
02/08: Corinthians 0x2 Flamengo

 

Confira as defesas utilizadas por Dorival no pós 7 a 1

 

 

Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís

 

06/07: Flamengo 7x1 Tolima
13/07: 
Flamengo 2x0 Atlético-MG
20/07: 
Flamengo 4x0 Juventude
27/07: 
Flamengo 0x0 Athletico-PR
02/08: Corinthians 0x2 
Flamengo
09/08: Flamengo 1x0 Corinthians

 

Matheuzinho, Fabrício Bruno, Pablo e Ayrton Lucas

 

24/07: Avaí 1x2 Flamengo
30/07: Flamengo 4x1 Atlético-GO
06/08: São Paulo 0x2 
Flamengo
14/08: Flamengo 5x0 Athletico-PR

 

Rodinei, Rodrigo Caio, Fabrício Bruno e Ayrton Lucas

 

10/07: Corinthians 1x0 Flamengo

 

Matheuzinho, Gustavo Henrique, Pablo e Ayrton Lucas

 

16/07: Flamengo 2x0 Coritiba

 

Rodinei, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Filipe Luís

 


17/08: Athletico-PR 0x1 Flamengo

« Voltar

DEFINIDO

Veja os confrontos das quartas da Copa do Nordeste e chaveamento

TRIUNFANTE

Botafogo-PB goleia o Bahia em casa e se classifica às quartas da Copa do Nordeste

Veja também...

NO SERTÃO

Após ser preso, médico preso por suspeita de agredir ex-mulher é demitido

FIM DE TUDO

'Deus manda você se preparar': brasileiras estocam comida para o fim do mundo

SUPERAÇÃO

Fla bate novo recorde com receita bilionária e reduz dívida em 79% no balanço