Compartilhe

Coringa! Andreas encontra equilíbrio e assume posto em meio-campo do Fla

Por Globo Esporte    Sexta-Feira, 24 de Setembro de 2021


Atenção! De cara, é preciso pontuar: este não é um texto para comparar Andreas Pereira e Gerson. A menção do Coringa se dá pela versatilidade que o belga tem demonstrado em um início de passagem animador com a camisa do Flamengo. Segundo volante por opção e meia quando necessário, o camisa 18 precisou de apenas cinco partidas para deixar claro o quanto será último para o time de Renato Gaúcho.

Andreas Pereira faz lançamento longo observado por Renato em jogo do Flamengo — Foto: André Mourão / Foto FC

Andreas Pereira faz lançamento longo observado por Renato em jogo do Flamengo — Foto: André Mourão / Foto FC

Nas graças de torcida que esteve no Maracanã na última quarta-feira, Andreas fez contra o Barcelona de Guayaquil sua melhor atuação com a camisa rubro-negra e apresentou ao torcedor seu pacote completo. Foi importante na saída de bola, demonstrou capacidade de marcação e ainda teve tempo para matar a curiosidade de quem queria vê-lo como meia mais avançado.

 

Números de Andreas pelo Flamengo

 

 

  • 5 jogos (4 como titular)
  • 347 minutos
  • 5 finalizações (3 no gol e 1 na trave)
  • 1 gol
  • 5 passes decisivos
  • 2 grandes chances criadas
  • 10/12 dribles certos
  • 29 bolas recuperadas (5.8 por jogo)
  • 7 desarmes
    *Fonte: SofaScore

 

De característica mais clássica e de cabeça em pé, o jogador emprestado pelo Manchester United não será daqueles volantes que deitam no chão em carrinhos que levantam a torcida. Nem por isso, porém, tem o poder de marcação reduzido. E quem prova isso são os números.

Em cinco partidas pelo Flamengo (quatro como titular), foram 29 bolas recuperadas e sete desarmes. A maioria absoluta dessas ações ofensivas se deu justamente quando o time mais precisou, diante dos adversários mais perigosos: três desarmes contra o Palmeiras e mais três no jogo com o Barcelona. No duelo com os equatorianos, por sinal, Andreas não foi driblado uma vez sequer.

Os números ajudam a desmistificar uma fragilidade defensiva nas ações do meio-campista que larga na frente na disputa em alto nível com Thiago Maia e Diego pela vaga ao lado de Willian Arão. E a escolha de Renato se dá justamente por considerá-lo com maior capacidade de oferecer equilíbrio entre as ações ofensivas e defensivas.

Partindo do princípio que o Flamengo terá quase sempre maior posse de bola do que os adversários, o treinador aposta na técnica de Andreas organizar o jogo. E foi o que aconteceu nos melhores momentos da equipe na semifinal da Libertadores.

Com três desarmes e uma interceptação no campo ofensivo, o belga ajudou na recuperação rápida da posse de bola e teve quase todas suas ações com a bola no pé no campo de ataque. De acordo com números do site SofaScore, Andreas executou 34 dos 39 passes da partida a partir do meio de campo, acertou cinco das seis tentativas de bolas longas e teve 100% de aproveitamento nos chamados "passes tensos" (sob pressão).

Estatísticas que confirmam o que foi perceptível com um Andreas participativo e à vontade durante o jogo. Destaque como segundo volante, o belga desempenhou papel diferente nos últimos 20 minutos em campo, quando, alinhado com Thiago Maia, foi o vértice da direita no losango desenhado por Renato.

Andreas aperta marcação para fazer desarme em vitória do Flamengo sobre o Barcelona — Foto: André Mourão / Foto FC

Andreas aperta marcação para fazer desarme em vitória do Flamengo sobre o Barcelona — Foto: André Mourão / Foto FC

Com Willian Arão fixo na cabeça de área, Andreas e Maia abriram um em cada lado, com Everton Ribeiro de meia. O rendimento da equipe não foi o esperado, mas ainda assim o camisa 18 se manteve participativo, descolou um bom passe para Isla e esticou demais a bola ao tentar achar Gabigol em outra jogada.

 

Andreas contra o Barcelona

 

 

  • 3 finalizações
  • 5/6 bolas longas
  • 6/6 passes sob pressão
  • 34/39 passes no campo de ataque
  • 3 desarmes
  • 3 faltas cometidas
    * Fonte: SofaScore

 

A tão desejada função de meia-ofensivo também já foi desempenhada pelo jovem de 25 anos, e justamente na estreia. Ao substituir Arrascaeta nos minutos finais jogo com Santos, ele teve maior liberdade para se aproximar dos atacantes, sem atribuições defensivas, e marcou seu único gol com a camisa rubro-negra.

Cinco jogos, quatro como titular e três funções diferentes no meio-campo. Resumo que vai ao encontro do que disse em sua coletiva de apresentação:

 

- Vou ajudar o Flamengo e o Renato onde for possível. Ele sabe das minhas características, mas vou ajudar, dar a vida, dar o meu melhor.

 

Andreas comemora gol do Flamengo sobre o Barcelona de Guayaquil — Foto: Pedro Vale / Foto FC

Andreas comemora gol do Flamengo sobre o Barcelona de Guayaquil — Foto: Pedro Vale / Foto FC

Renato, por sua vez, se apressou em revelar o que foi debatido no bastidor, onde Andreas manifestou o desejo de brigar pela posição de segundo volante. No último domingo, o treinador já tinha deixado no ar a possibilidade de deslocá-lo para outras posições no meio, mas está claro onde ele disputa posição.

 

"O Andreas de vez em quando será colocado na meia. Ouvindo o jogador, ele gosta de jogar ali (como segundo volante), onde estou utilizando. Não adianta colocá-lo em outra posição se ele não se sente bem"

 

- Gosto de cada jogador em sua posição, é o que tenho procurado fazer. Não adianta ficar colocando jogador em posição em que ele não se sente bem. Uma das queixas dele é que jogava fora da posição lá fora. De repente, num jogo, durante uma partida, ele pode jogar sim (mais avançado).

Onde quer que jogue, Andreas não precisou de muito tempo para demonstrar capacidade de adaptação em diferentes funções no setor. Um início que lembra o de seu antecessor. Por mais que este coringa tenha outras características.

« Voltar

DEFINIDO

Veja os confrontos das quartas da Copa do Nordeste e chaveamento

TRIUNFANTE

Botafogo-PB goleia o Bahia em casa e se classifica às quartas da Copa do Nordeste

Veja também...

NO SERTÃO

Após ser preso, médico preso por suspeita de agredir ex-mulher é demitido

FIM DE TUDO

'Deus manda você se preparar': brasileiras estocam comida para o fim do mundo

SUPERAÇÃO

Fla bate novo recorde com receita bilionária e reduz dívida em 79% no balanço