Compartilhe

Dupla de hermanos mudou perspectivas e a cara do Vasco

Por Globo Esporte    Quarta-Feira, 16 de Setembro de 2020


O Vasco tem a cara de Ramon Menezes, mas o sotaque é portenho. Se o treinador organizou e deu confiança ao elenco, dentro de campo é uma dupla argentina que tem feito a diferença. Nomes poucos conhecidos do torcedor brasileiro até então, Martín Benítez e Germán Cano chegaram nesse ano, foram tiros certeiros e mudaram as perspectivas do time na temporada.

Os argentinos hoje são referências e protagonistas em São Januário. Os números de Cano, por exemplo, impressionam. Ele anotou 16 dos 29 gols do time no ano. Ou seja, 55%.

Benítez não tem um scout tão chamativo. Fez apenas um gol e deu quatro assistências em 13 jogos. A frieza dos números, no entanto, não reflete a importância do camisa 10 no time. O argentino é de longe o jogador mais criativo e com melhor visão de jogo no elenco. Com ele o Vasco é um time, sem ele é outro. Vide a derrota para o Atlético-GO, quando Benítez foi poupado e a equipe teve sua pior atuação, especialmente no setor ofensivo.

 

Números da dupla

 

Gol do Vasco! Benítez levanta na área, Cano toca de cabela, Cavalieri dá rebote e argentino marca, aos 25' do 2° tempo

 

  • Disputaram juntos 12 jogos (8V / 2E / 2D - 72,2% de aproveitamento)
  • Jogaram juntos 902 minutos
  • Com os dois em campo saiu um gol de um deles a cada 90 minutos (902 minutos / 10 gols)
  • Benítez esteve em campo por 919 minutos em jogos em que os dois atuaram
  • Cano esteve em campo por 1.089 minutos em jogos em que os dois atuaram
  • O Vasco marcou 20 gols em jogos que os dois jogaram
  • Com os dois em campo, porém, foram 14 gols, sendo 9 do Cano, 1 do Benítez e 4 de outros jogadores
  • Benítez deu duas assistências para gols de Cano, enquanto o artilheiro ainda não serviu o companheiro

 

 

Dois achados

 

Apostar no mercado sul-americano é uma prática cada vez mais comum no futebol brasileiro. O raro é acertar dois tiros tão certeiros. Cano e Benítez foram dois achados. Sem grana em caixa, o Vasco fugiu da velha receita de apostar em medalhões em decadência e acertou em cheio nas escolhas.

Cano surgiu no Lanús, fez carreira no México e explodiu no Independiente de Medellín. Talvez pela idade avançada, aos 32 anos, não tenha despertado tanta concorrência. As duas últimas temporadas, no entanto, indicavam um goleador na ponta dos cascos.

 

Benítez, Cano, treino, Vasco, São Januário — Foto: Rafael Ribeiro/Vasco da Gama

Benítez, Cano, treino, Vasco, São Januário — Foto: Rafael Ribeiro/Vasco da Gama

O argentino marcou 74 gols entre 2018 e 2019 e foi o artilheiro das últimas quatro ligas colombianas. O Vasco, que já o monitorava há alguns meses, aproveitou o fato de seu contrato na Colômbia ter chegado ao fim. Em dezembro, o presidente Alexandre Campello e o diretor André Mazzuco viajaram para Buenos Aires para fechar o negócio. Cano assinou por dois anos, até o fim de 2021.

Benítez, por sua vez, não vivia um bom momento na Argentina. Cria do Independiente, o meia, campeão da Sul-Americana dentro do Maracanã, contra o Flamengo, em 2017, andava em baixa e desgastado em seu clube. Via no Vasco a oportunidade de respirar novos ares e chegou por empréstimo, sem custos até dezembro. O atleta abriu mão de um dinheiro que tinha a receber para vir para o Brasil.

Germán Cano e Benítez observam a estátua de Romário em São Januário — Foto: Rafael Ribeiro/Vasco da Gama

Germán Cano e Benítez observam a estátua de Romário em São Januário — Foto: Rafael Ribeiro/Vasco da Gama

 

Ninguém imaginava, no entanto, que uma pandemia paralisaria o futebol, e a temporada fosse estendida até o fim de fevereiro de 2021. Hoje o Vasco está numa encruzilhada, uma vez que o contrato de empréstimo de seu camisa 10 termina em dezembro, com 11 rodadas do Brasileiro a serem disputadas, além das fases finais de Copa do Brasil e Sul-Americana, torneios em que o clube segue vivo.

O Independiente quer aproveitar o bom momento de Benítez, não planeja prorrogar o empréstimo e pretende vender o jogador. Por contrato, o Vasco pode adquirir 60% do meia por US$ 4 milhões (cerca de R$ 21 milhões). O clube considera o valor alto, mas já abriu negociações e tenta achar uma solução para manter seu camisa 10, ao menos, até o fim de fevereiro.

- O Benitez é uma peça muito importante para o Vasco. Ele tem capacidade de jogar em várias posições, na esquerda, na direita, por dentro. Contra o Botafogo ele me achou entre os zagueiros. Ele sabe a minha forma de posicionar entre os zagueiros, na mesma linha. Estamos formando uma grande dupla, e espero que ele fique conosco por muitos anos – disse Cano, nesta segunda, em participação no “Seleção SporTV”, fazendo lobby pela permanência do amigo.

 

Churrasco, chimarrão e famílias entrosadas

 

Famílias de Martin Benitez e German Cano no aniversário de Lorenzo, filho do artilheiro — Foto: Reprodução

Famílias de Martin Benitez e German Cano no aniversário de Lorenzo, filho do artilheiro — Foto: Reprodução

Embora compatriotas, Cano e Benítez não se conheciam antes do Vasco. Enquanto o centroavante fez carreira fora da Argentina, o camisa 10 havia jogado apenas no Independiente. Em São Januário, o laço amizade foi criado rapidamente.

Hoje os dois são os únicos estrangeiros do elenco – Guarín deixou o clube no meio do ano. Argentinos e novatos no Rio de Janeiro, a aproximação foi natural.

O entrosamento visto em campo é o mesmo fora das quatro linhas. A dupla sempre está junta, seja nos treinos, no ônibus, concentração e até nas folgas. Churrascos nas horas vagas e chimarrão no dia a dia fazem parte da rotina. Não compartilham a cuia por conta da Covid-19, mas não abrem mão do chimarrão, especialmente Benítez.

Não foram poucas vezes em que postaram fotos juntos com as respectivas famílias. os dois são casados e com filhos pequenos. Cano é pai de Lorenzo, enquanto Benítez trouxe a filhar Ambar para o Rio de Janeiro. Além disso, eles são companheiros de quarto na concentração do Vasco.

- Fiz um churrasco delicioso aqui em casa para o Benítez, que deu uma assistência para mim, e eu prometi (o churrasco) para ele. Tomara que ele possa ficar porque em dezembro tem que voltar ao Independiente. Espero que o Vasco possa se esforçar para mantê-lo porque ele é um grande jogador e uma grande pessoa. Ele e sua família são grandes pessoas – brincou o camisa 14, na semana passada à TYC Sports, da Argentina, após a vitória sobre o Athlético-PR.

 

Benitez e Cano aproveitam folga para conhecer melhor o Rio de Janeiro — Foto: Reprodução

Benitez e Cano aproveitam folga para conhecer melhor o Rio de Janeiro — Foto: Reprodução

Benítez retribuiu o carinho e falou recentemente, em coletiva na Vasco TV, sobre a importância de Cano em sua adaptação ao Vasco. O centroavante chegou dois meses antes.

- Além de ser uma ótima pessoa, ele me ajudou muito na adaptação ao Vasco. Ficamos muito tempo juntos, e as nossas esposas são muito amigas. Isso é muito importante para nós. Está sempre preparado para fazer os gols. E está sempre preparado para correr.

« Voltar

DE CHEGADA

Pedro Martins deixa o Cruzeiro e é novo diretor executivo do Vasco

LIBERTADORES

Palmeiras renasce de jeito improvável em virada na Libertadores; análise

Veja também...

NO SERTÃO

Policiais militares do 3º BPM participam de instrução sobre violência doméstica

BOLADA

Corinthians tem milhões a receber de outros clubes; veja lista

DE CHEGADA

Pedro Martins deixa o Cruzeiro e é novo diretor executivo do Vasco