Compartilhe

Ao menos 158 jogadores de clubes do Brasileirão testaram positivo para coronavírus

Por Globo.com    Terça-Feira, 11 de Agosto de 2020


O fim de semana deu o recado: é improvável que dê certo qualquer tentativa de desvencilhar a pandemia do coronavírus do Campeonato Brasileiro, que deverá ter nesta quarta e quinta-feira sua primeira rodada completa. Um levantamento feito pelo ge mostra que, com o caso da contaminação em massa no elenco do Goiás, ao menos 158 jogadores dos clubes da Série A testaram positivo para Covid-19.

>> CBF anuncia mudanças no protocolo de testes nas competições nacionais

Das 20 equipes, as que menos contribuíram para as estatísticas foram Atlético-MG e Bragantino, cada um com apenas um atleta contaminado no elenco. Por outro lado, no topo do ranking, está o Corinthians, com 23 jogadores que já tiveram contato com o vírus até o momento. O Timão é seguido de perto pelo Goiás, que, com os nove casos do fim de semana, chegou a 21.

Funcionários do São Paulo aguardam definição do adiamento do jogo contra o Goiás no Estádio da Serrinha, em Goiânia — Foto: Karla Izumi

Funcionários do São Paulo aguardam definição do adiamento do jogo contra o Goiás no Estádio da Serrinha, em Goiânia — Foto: Karla Izumi

O episódio ocorrido em Goiânia liga o alerta para a velocidade que a contaminação pode atingir mesmo num cenário de controle e prevenção, que é o que vivem os clubes em tempos de pandemia. O Goiás realizou no dia 28 de julho sua última rodada de testes por conta própria e identificou na ocasião três infectados, prontamente afastados do dia a dia. Na última sexta-feira, dia 8 de agosto, foram recolhidas as amostras dos exames da CBF que apontaram outros 10 jogadores contaminados - desses, nove foram confirmados na contraprova. O vírus se alastrou pelo clube num intervalo de 10 dias, portanto.

Diretoria e departamento médico do Esmeraldino procuram explicações para o que aconteceu, já que a contraprova e o fato de o exame da CBF ser do mesmo tipo do que o clube vinha realizando (RT-PCR) descartam a possibilidade de erros no resultado. Médico do Goiás, Luciano Favaron acredita que as circunstâncias possam ser um reflexo da crescente no número de casos em Goiânia. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no domingo retrasado (dia 2), por exemplo, foram registradas 12 novas contaminações no município. Já no último domingo (dia 9), foram 189.

As estatísticas mostram que, de modo geral, Goiânia não vive um panorama isolado. Com a quantidade de óbitos e novos registros de infecção dos estados numa gangorra, subindo e descendo com o passar das semanas, o gráfico abaixo mostra que o Campeonato Brasileiro começou em meio ao pico da pandemia no Brasil. Enquanto as principais ligas da Europa, por sua vez, esperaram a redução das mortes para que a bola pudesse voltar a rolar.

 
« Voltar

REVELAÇÃO

Em CPI, dono do Botafogo fala sobre supostas manipulações de jogos

BRASILEIRÃO C

Gol de estreante garante vitória do Botafogo-PB fora de casa na estreia da Série C

Veja também...

SOLIDARIEDADE

Barbeiro ajuda morador de rua em Patos e gesto nobre viraliza nas redes sociais

LIBERTADORES

Arrasca, Pedro e mais 5 ficam fora da lista do Fla para enfrentar o Bolívar

INVESTIGAÇÃO

Populares colocam à venda nas redes sociais baterias semelhantes à da carga tombada em Teixeira