Compartilhe

A era Jesus: técnico português inicia nesta quinta-feira seu trabalho à frente do Flamengo

Por Globo.com    Quinta-Feira, 20 de Junho de 2019


Nesta quinta-feira, a partir das 10h, no Ninho do Urubu, o técnico Jorge Jesus comanda seu primeiro treino no comando da equipe do Flamengo. Depois de assinar contrato e conhecer as instalações do clube, ele retornou a Portugal e agora está de volta para começar na prática seu trabalho de campo. Será o primeiro contato com o elenco (quase) completo. Estará aberta a era Jesus no Rubro-Negro.

O português, de 64 anos, terá 20 dias de preparação até sua estreia, dia 10 de julho, contra o Athletico, em Curitiba, pela Copa do Brasil. O único reforço confirmado até agora é o lateral-direito Rafinha, ex-Bayern de Munique, que se apresenta apenas na segunda-feira. O treinador ainda não terá à disposição os atletas que estão na Copa América: Cuéllar, Arrascaeta e Trauco.

Com uma base já formada, Jesus terá a oportunidade de conhecer melhor o elenco e implementar sua filosofia de trabalho. A expectativa é de que o técnico dê ao time uma mentalidade ofensiva, como se notabilizou em Portugal.

- Estamos empolgados para começar a trabalhar - disse Jesus na chegada ao Rio, na segunda-feira.

 

Jorge Jesus observou todos os detalhes do centro de treinamento — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Jorge Jesus observou todos os detalhes do centro de treinamento — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Ao todo, sete novos profissionais vão fazer parte da comissão técnica. O staff conta com os auxiliares João de Deus e Tiago Oliveira, o preparador físico Mário Monteiro, Marcio Sampaio, que faz um trabalho voltado para prevenção e recuperação de lesões, Rodrigo Araújo e Gil Henriques, analistas de vídeo, além do coaching brasileiro Evandro Mota.

Na visita prévia que fez ao Ninho, Jesus já fez pedidos para adequar o local ao seu trabalho. O gramado, por exemplo, será cortado para que tenha até 18mm, mais baixo do que os atuais 22mm. O clube também vai comprar um carrinho, de uso muito comum na Europa, que vem com um quadro (espécie de prancheta) acoplado.

De olho em reforços e na Copa América

Além do trabalho de campo com os novos comandados, Jorge Jesus está em contato constante com a diretoria para avaliação de possíveis reforços. A prioridade é um zagueiro experiente. Zapata, da seleção colombiana e que defendeu o Milan na última temporada, e Jemerson, do Monaco, são as opções. O clube já fez contato por ambos e aguarda uma resposta. Situação parecida com a do lateral-esquerdo Filipe Luis, que prometeu um posicionamento sobre seu futuro após o período com a seleção brasileira.

Jesus gostaria de contar com mais um atacante. Outro nome ainda em pauta é do volante Thiago Maia. O treinador também tem acompanhando os jogos da Copa América. Na terça-feira, foi ao Maracanã assistir a vitória do Peru, do lateral Trauco, sobre a Bolívia.

 

Jorge Jesus observa os campos do Ninho do Urubu. O número 1 passou por uma troca para a grama de inverno — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Jorge Jesus observa os campos do Ninho do Urubu. O número 1 passou por uma troca para a grama de inverno — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Possíveis saídas

Se reforços vão chegar, existe a probabilidade alta de outros atletas saírem. O Gil Vicente, recém-promovido à Primeira Divisão de Portugal após resolver pendências judiciais, manifestou interesse no atacante Lucas Silva e no zagueiro Matheus Dantas. A indicação foi feita pelo ex-rubro-negro Mozer.

Rodinei e Rhodolfo, que perderam espaço neste início de ano, também têm chance de sair. O Flamengo não irá se opor em caso de ofertas que as partes julguem interessantes. O mesmo vale para Trauco.

« Voltar

CONFLITO

Pedrinho fala sobre SAF: 'Não tenho autorização para representar o Vasco'

DEFINIÇÃO

Com 7 vagas em disputa, Copa do NE chega hoje ao fim da fase de grupos

Veja também...

COMPLETO

Fla anuncia os inscritos na Liberta; mesmo suspenso, Gabigol recebe camisa 10

CONFLITO

Pedrinho fala sobre SAF: 'Não tenho autorização para representar o Vasco'

ESTATÍSTICAS

Paraíba tem queda de quase 10% no número de nascimentos entre 2021 e 2022