Compartilhe

Desempenho em queda e poucos resultados positivos: diretoria do Fla se reúne para discutir futuro de Barbieri

Por Globo.com    Segunda-Feira, 17 de Setembro de 2018


De volta ao mata-mata da Libertadores após oito anos, classificado na Copa do Brasil e líder do Brasileiro durante quase todo o primeiro turno... Os rubro-negros, de fato, tinham motivos para otimismo. Mas, em dois meses, muita coisa mudou. Sob pressão, o Flamengo tenta juntar os cacos para evitar um novo fim de ano melancólico.

Internamente, foi intensificada uma forte cobrança para que mudanças sejam feitas o quanto antes no departamento de futebol. A diretoria se reunirá, como de costume. O encontro é previsto para noite desta segunda-feira.

Em pauta, a discussão se mudanças serão feitas ou não no comando do time antes da semifinal da Copa do Brasil - dia 26, contra o Corinthians. Nada está descartado, já que não há consenso.

 

Maurício Barbieri Flamengo Vasco — Foto: Edu Andrade/Agência Estado

Maurício Barbieri Flamengo Vasco — Foto: Edu Andrade/Agência Estado

Bandeira de Mello é defensor da manutenção do treinador. O presidente, inclusive, garantiu de forma enfática, após o empate com o Vasco em Brasília, que Maurício Barbieri segue no comando. Ele tem ao seu lado o diretor Carlos Noval. O cenário, no entanto, não é tão simples. O vice de futebol, Ricardo Lomba, vive situação desconfortável.

Pressão por mudanças

Vice de futebol e candidato na eleição presidencial de dezembro, Lomba é pressionado - e isso aumentou após o resultado contra o rival, no sábado. Apesar de reconhecer méritos do futebol e ter sido entusiasta da efetivação de Barbieri, ele é cobrado por seus aliados políticos a promover logo a troca. Seus apoiadores também temem que o desempenho do futebol prejudique sua campanha.

Impulsionada pelo cenário eleitoral, a Gávea está em ebulição. Desde a eliminação na Libertadores e das derrotas para Ceará e Internacional, há quem defenda nos bastidores a troca imediata de treinador para “tentar salvar” a temporada. Há uma ala dentro do clube que reforça que os próximos jogos podem definir praticamente todo o ano do Flamengo.

 

Os mesmos aliados que pressionam Lomba pela mudança abrem o catálogo de opções: Vanderlei Luxemburgo, Dorival Júnior e Levir Culpi. Os dois primeiros, por sinal, trabalharam na primeira gestão de Bandeira.

Depois de muito tempo, o Rubro-Negro terá uma semana cheia de trabalho. O Campeonato Brasileiro ainda não está perdido, mas a Copa do Brasil parece ser o único sonho palpável, neste momento. E a situação está longe de ser confortável. Após empate com o Corinthians no Maracanã, o Flamengo terá de buscar em São Paulo a vaga na final no dia 26. Uma nova eliminação praticamente colocaria fim no sonho de título em 2018.

 

Noval defende permanência de Barbieri, mas há pressão por mudanças imediata no comando técnico  — Foto: Marcelo Baltar

Noval defende permanência de Barbieri, mas há pressão por mudanças imediata no comando técnico — Foto: Marcelo Baltar

Derrocada

Uma sucessão de tropeços foi acabando, pouco a pouco, com as esperanças dos rubro-negros. A derrota para o São Paulo, no primeiro jogo após a Copa, é emblemática. A expectativa era que a gordura na liderança aumentasse para sete confortáveis pontos. No entanto, a diferença caiu para um, e não demorou para o Tricolor tomar a ponta. Depois passaram Inter, Palmeiras, veio a queda na Libertadores para o Cruzeiro...

A distância para o líder atualmente é de cinco pontos - pode aumentar para sete caso o Inter vença a Chapecoense nesta segunda. Grande, mas o que realmente desanima os torcedores é o futebol apresentado. Dos últimos 15 pontos disputados no Brasileiro, o Flamengo somou apenas cinco, sendo que quatro jogos foram contra equipes que estão brigando na parte de baixo da tabela.

« Voltar

TRIUNFANTE

Botafogo-PB goleia o Bahia em casa e se classifica às quartas da Copa do Nordeste

COMPLETO

Fla anuncia os inscritos na Liberta; mesmo suspenso, Gabigol recebe camisa 10

Veja também...

FÉ E DEVOÇÃO

Patos realiza a Procissão dos Homens entre esta quinta e sexta-feira

DEFINIDO

Veja os confrontos das quartas da Copa do Nordeste e chaveamento

DESCOBERTA

Testes indicam que veneno da cobra cascavel pode ajudar no tratamento contra câncer