Compartilhe

Caiu o primeiro: José Renato está fora da Comissão de Arbitragem da PB

Por Globo Esporte PB    Sexta-Feira, 20 de Abril de 2018


A Operação Cartola - que investiga um suposto esquema de corrupção no futebol paraibano - já tem o seu primeiro efeito prático. Na manhã desta sexta-feira, o diretor executivo da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Eduardo Araújo, confirmou que José Renato não é mais o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol da Paraíba (Ceaf-PB). E agora dois novos nomes assumem a Ceaf-PB: o major Juceilton Soares e o coronel Marcos Sobreira. Ainda de acordo com o dirigente da FPF, a troca no comando da Comissão atende a um pedido do Auto Esporte, com a concordância da entidade maior do futebol paraibano.

José Renato é apenas um dos vários investigados na operação encabeçada pela Polícia Civil e pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público. Ele é suspeito de, junto com alguns dirigentes de clubes, participar da manipulação de resultados em jogos do Campeonato Paraibano.

 

- O Auto Esporte requereu o afastamento dos árbitros e da comissão. A gente já estava procurando nomes para não tirar e ficar vazio. A portaria já foi assinada - explicou Eduardo Araújo.

 

Vale destacar que o próprio Auto Esporte vem sendo investigado na Operação Cartola. Na verdade, todos os clubes que disputaram a 1ª divisão da competição estadual neste ano são alvo das investigações. Lembrando que o Macaco Autino acabou sendo um dos rebaixados, ao lado da Desportiva Guarabira.

 

Eduardo Araújo, diretor executivo da Federação Paraibana de Futebol (Foto: Reprodução / TV Cabo Branco)

Eduardo Araújo, diretor executivo da Federação Paraibana de Futebol (Foto: Reprodução / TV Cabo Branco)

Voltando a José Renato, ele estava no cargo de presidente da Comissão de Arbitragem desde janeiro de 2015, quando o presidente da FPF, Amadeu Rodrigues, iniciou o seu mandato. Com a deflagração da Operação Cartola - que foi iniciada há seis meses, mas só se tornou pública há menos de duas semanas -, o dirigente se tornou um dos principais suspeitos de participar diretamente do esquema de manipulação de resultados no futebol paraibano.

O delegado Lucas Sá - da Delegacia de Defraudações e Falsificações -, inclusive, explicou que os sorteios de árbitros para as partidas do Campeonato Paraibano, sempre organizados por José Renato, eram, na verdade, um teatro. Segundo o delegado, os árbitros eram previamente escolhidos para beneficiar alguns clubes em específico.

- O que é sorteado ali está atendendo diretamente aos pedidos dos dirigentes - criticou o delegado.

O diretor executivo da FPF informou ainda que o ex-árbitro Severino Lemos - também investigado na operação policial e que atuava ao lado de José Renato na Comissão de Arbitragem - também foi afastado. Eduardo Araújo explicou o momento na mudança de comando da Ceaf-PB, em meio à crise pela qual passa o futebol paraibano.

- Quando fui contratado, Amadeu pediu para fazer uma reformulação na FPF. Como a Comissão de Arbitragem é órgão auxiliar e de cooperação, não faríamos mudanças nesse sentido, apenas no staff interno. Mas é necessária essa mudança, até porque agora não estamos com competição em aberto. Então é um momento salutar para mudança e adaptação da nova Comissão de Arbitragem - explicou Eduardo Araújo.

 

Nova Comissão de Arbitragem

 

Saem José Renato e Severino Lemos, entram o major Juceilton Soares de Oliveira e o coronel Marcos Alexandre Sobreira. O primeiro cuida da parte de Educação Física da Polícia Militar e o segundo é presidente da Caixa Beneficente da PM. Na primeira reunião dos novos integrantes com o presidente da FPF, Amadeu Rodrigues, ficou definido que o novo presidente da Ceaf-PB será o coronel Sobreira.

O major Juceilton tem curso de arbitragem em futebol. À parte isso, ambos têm formações profissionais voltadas para as áreas de Educação Física e de Segurança Pública.

 

- O coronel e o major são ligados ao esporte, profissionais de reputação ilibada, com currículo extenso e que irão, com certeza, desempenhar de maneira autônoma as funções da Ceaf - disse, confiante, Eduardo Araújo.
« Voltar

PAULISTÃO

Endrick leva Palmeiras à final em noite pouco inspirada do time

SUPERAÇÃO

Fla bate novo recorde com receita bilionária e reduz dívida em 79% no balanço

Veja também...

SUCESSO

Rachel Novaes lança single em dueto com Fernandinho

TRISTEZA

Guerra na Ucrânia: Corpos de soldados são encontrados com Bíblias em áudio

ESTATÍSTICAS

Pesquisa Datafolha sobre anistia mostra o tamanho exato do bolsonarismo no país