Compartilhe

Nacional de Patos completa 61 anos; veja um pouco da sua história

Por Globo Esporte PB    Domingo, 25 de Dezembro de 2022


Nacional de Patos completou 61 anos nesta sexta-feira. Fundado em 23 de dezembro de 1961, o Canário do Sertão é um dos mais tradicionais clubes do interior da Paraíba.

Como era comum acontecer com clubes fundados na primeira metade do século passado, o Nacional de Patos começou suas atividades de forma amadora. Mas, como o passar do tempo, a agremiação foi se profissionalizando e passou a disputar o Campeonato Paraibano de futebol profissional a partir de 1965.

No fim da década de 1980, chegou a disputar a Série B do Campeonato Brasileiro, isso quando ainda buscava o seu primeiro título estadual. Nessa época, a relação do clube com o José Cavalcanti, estádio considerado a sua casa, já era bem estreita. É lá que o clube vive e intensifica a relação com o seu torcedor, que costuma dar demonstrações incontestáveis de amor às cores verde e branco da agremiação.

Jogadores do Nacional de Patos comemorando a maior glória do clube: o título do Campeonato Paraibano de 2007 — Foto: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba

Jogadores do Nacional de Patos comemorando a maior glória do clube: o título do Campeonato Paraibano de 2007 — Foto: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba

Ao longo da história, após algumas campanhas de quase título no Campeonato Paraibano, o Nacional de Patos, enfim, ergueu a taça de campeão em 2007, até hoje a glória mais alta alcançada pelo clube. O Canário também foi campeão da 2ª divisão estadual em 2017 e da Copa Paraíba em 2008.

Na temporada atual, quando completa seus 61 anos de vida, o Nacional de Patos viveu um momento importante, terminando o Campeonato Paraibano na quarta colocação, o que o fez se classificar para a Série D de 2023, retornando a uma competição nacional.

« Voltar

NA CONTA

CBF mantém R$ 2,4 bilhões em caixa

ESPORTE

Patos sedia em maio 1º Torneio de Xadrez Memorial Ketelly Kauane

Veja também...

DESENVOLVIMENTO

Várzea investe em qualificação de jovens e mães de família em costura industrial

BELEZA RARA

Junina Pé de Moleque mostrará toda sua beleza nos festejos juninos de Patos

ESCOLHAS

Ninguém quer ser Papa e conclave é 'caixa de surpresas', diz cardeal brasileiro