Compartilhe

IFPro questiona punição a Guerrero e convoca reunião com a Fifa

Por Globo.com    Terça-Feira, 15 de Maio de 2018


A Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol (FIFPro) emitiu um comunicado na manhã desta terça-feira questionando a ampliação da pena de Paolo Guerrero para 14 meses de suspensão por doping.Além disso, convoca uma "reunião urgente" com membros da Fifa para discutir o assunto.

Na opinião da FIFPro, que tem sede na Holanda, a punição de Guerrero "é tão prejudicial para sua carreira" que "desafia o senso comum". O atacante, que já cumpriu gancho de seis meses, não poderá disputar a Copa do Mundo com a seleção peruana.

+ Guerrero lamenta: "Estão me roubando a Copa do Mundo"
+ Guerrero no Flamengo: dos gols à falta de títulos e doping

 

O Tribunal Arbiral do Esporte (TAS), que foi quem determinou a condenação, acredita que Paolo Guerrero tenha feito a ingestão da substância através do chá de coca e afirma que o castigo se dá pela negligência do peruano. A FIFPro, por sua vez, se prende justamente a isso, afirmando que a sanção é inapropriada, "especialmente quando foi estabelecido que não havia intenção de trapacear".

Confira o comunicado:

"A FIFPro está convocando uma reunião urgente com a FIFA depois que o jogador de futebol Paolo Guerrero foi suspenso por 14 meses por ingerir acidentalmente uma substância proibida, impedindo-o de representar o Peru na Copa do Mundo.

A FIFPro considera a proibição injusta e desproporcional, e o exemplo mais recente de um Código Mundial Antidoping que muitas vezes leva a sanções inapropriadas, especialmente quando foi estabelecido que não havia intenção de trapacear.

Tanto a Fifa quanto a Corte de Arbitragem do Esporte concordaram que Guerrero não ingeriu conscientemente a substância e que não houve efeito de melhoria de desempenho. Por isso, desafia o senso comum de que ele deveria receber uma punição que é tão prejudicial para sua carreira.

O Código WADA foi imposto e atualizado sem a devida consulta aos jogadores de futebol e seus representantes.

À luz deste caso e de outras decisões recentes, a FIFPro pede à FIFA e a outras partes interessadas do futebol que revisem imediatamente como mudar as regras antidoping no futebol, para que sirvam aos melhores interesses do jogo e protejam os direitos fundamentais dos jogadores."

FIFPro@FIFPro

 

FIFPro statement: Paolo Guerrerohttps://www.fifpro.org/news/fifpro-statement-paolo-guerrero/en/ …

Twitter Ads info and privacy

 

Imprensa peruana lamenta punição

 

Os jornais peruanos desta terça-feira destacaram, obviamente, a punição sofrida por Guerrero. No geral, o tom era de lamentação extrema, com títulos como "Sonho destroçado" entre outros.

 

Capas dos jornais peruanos sobre Guerrero (Foto: twitter.com/futpapers)

Capas dos jornais peruanos sobre Guerrero (Foto: twitter.com/futpapers)

Alguma publicações, entretanto, procuraram demonstrar um pouco de positividade, dizendo que, mesmo sem o ídolo, a seleção peruana vai fazer bonito na Copa. "Então, poremos onze guerreiros", escreveu o Publimetro, por exemplo.

FutPapers@futpapers

 

Então seremos 11 GUERREIROS

Twitter Ads info and privacy

O "La Razon", entretanto, pegou pesado e falou em "complô e traição" na questão da punição, citando a mãe do atacante que fez denúncias na última segunda.

« Voltar

DE CHEGADA

Argentino Luis Zubeldía é o novo técnico do São Paulo

EXPECTATIVA

Patos se prepara para a etapa final do Rally RN 1500 neste sábado (20)

Veja também...

BOA NOTÍCIA

Bolsa Família diminui a desigualdade em regiões em que está mais presente

SEXTA-FEIRA, 19

COLUNA VOCÊ NÃO PODE PERDER: A oposição sem rumo em Patos e os bolsonaristas revoltados

FORA DO JOGO

Cebolinha não tem lesão, mas está descartado para Palmeiras x Flamengo