Compartilhe

Após dias de dor, Flamengo tem semana para curar ferida e pensar na Libertadores: 'Principal foco'

Por Globo.com    Domingo, 17 de Fevereiro de 2019


O Flamengo terá dez dias para juntar os cacos e tentar retomar o rumo depois de uma semana dura. Enquanto a diretoria trabalha nos bastidores para administrar as consequências da pior tragédia da história do clube, dentro de campo Abel Braga terá que cuidar das feridas depois de um grande desgaste emocional e da eliminação na Taça Guanabara após a derrota para o Fluminense.

 

Abel Braga tem dura missão em semana que antecede a Libertadores — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Abel Braga tem dura missão em semana que antecede a Libertadores — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

O próximo compromisso do Rubro-Negro é a estreia na Taça Rio, dia 24, contra o Americano. O time só perdeu um jogo até agora no ano, mas foi doído, com agravantes. A classificação daria uma ponta de alegria para os torcedores em uma hora de grande comoção, mas eles acabaram deixando o Maracanã furiosos com o treinador e com a sensação de filme repetido. Mais uma vez este grupo fraquejou em um momento decisivo. A exibição deixou a certeza de que ainda há muito a ser feito.

Na sua coletiva de apresentação como técnico no dia 2 de janeiro, Abel falou que sua missão era detectar o que faltava para esse "botãozinho" ser acionado, e que na derrota é que seria possível fazê-lo. A hora chegou.

- Não pode abalar. Não temos que achar que está tudo errado ou culpar alguém. Temos que dar força porque queremos coisas grandes. Eu não acredito em grandes conquistas com coisas fáceis. Foi um daqueles dias que marcam. Mas a gente levanta - disse o treinador.

Encabeça a lista de afazeres de Abel a necessidade de chegar a uma escalação ideal, com os jogadores cientes de suas funções em campo, o que não aconteceu até agora. Na derrota para o Fluminense, por exemplo, o treinador fez diversas mudanças de posicionamento na linha ofensiva durante a partida. Gabigol iniciou como centroavante e depois foi para a ponta direita. Everton Ribeiro começou na direita, mas posteriormente inverteu com Bruno Henrique.

As duas primeiras rodadas da Taça Rio, contra Americano e Portuguesa, serão os testes para o Flamengo antes de iniciar a disputa da Libertadores, principal objetivo do ano. O duelo com o San José, da Bolívia, será disputado na altitude de 3.700 mil metros de Oruro, na terça-feira de Carnaval.

- Dia 5 (de março) é nosso principal foco. Na altitude - afirmou Abel.

 

Missão 2: resgatar Arrascaeta

 

Mais um agravante da eliminação: maior contratação da história do Flamengo, Arrascaeta acabou virando vilão da derrota para o Fluminense. O uruguaio tinha entrado bem, deu um ótimo lançamento para Gabigol, mas aos 47 minutos do segundo tempo perdeu uma bola por displicência no campo de defesa, e o rival fez o gol na sequência do lance.

Arrascaeta entrou no segundo tempo do Fla-Flu e falhou no gol sofrido — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Arrascaeta entrou no segundo tempo do Fla-Flu e falhou no gol sofrido — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Arrascaeta entrou no segundo tempo do Fla-Flu e falhou no gol sofrido — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Este período será importante para Arrascaeta deixar a poeira baixar e melhorar a condição física e o entrosamento com o time. Antes mesmo de ser perguntado sobre o erro de camisa 14, Abel se antecipou, defendeu o jogador e disse que ele provavelmente será titular contra o Americano.

- Não é uma falha que tira o que tem ele de valor. Já ando pensando na frente. Agora precisa ser acarinhado. Quem sabe no próximo jogo já comece de início.

Logo após o erro individual e a eliminação na Taça Guanabara, Arrascaeta deixou o Maracanã cabisbaixo, mas usou as edes sociais para garantir que não irá se abalar. Maior contratação da história do clube, o meia uruguaio publicou em sua conta oficial no Twitter a seguinte mensagem:

GiorgiandeArrascaeta@GiorgiandeA

 

Hoje me toca viver um momento de tristeza e frustração mas seguiré trabalhando forte pra ajudar meus companheiros e retribuir todo o cariño a nossa torcida.

40.4K

11.4K people are talking about this

Twitter Ads info and privacy

Após o elenco folgar no domingo, os jogadores se reapresentam nesta segunda-feira e iniciam a semana de preparação. Com a missão de não olhar para os problemas ao lado e dar seguimento ao trabalho de tentar fazer do elenco estrelado um time vencedor.

« Voltar

DE CHEGADA

Argentino Luis Zubeldía é o novo técnico do São Paulo

EXPECTATIVA

Patos se prepara para a etapa final do Rally RN 1500 neste sábado (20)

Veja também...

REVELAÇÃO

Ex do affair de Gracyanne diz que engravidou dele quando era aluna e revela aborto

ESTATÍSTICAS

O que fez a extrema pobreza ir a menor índice registrado

PREOCUPANTE

Chuva causa alagamento em diversas ruas e avenidas de João Pessoa