Compartilhe

Vasco x Flamengo coloca frente a frente os experientes Luxa e Jesus, que buscam legitimação

Por Globo.com    Sábado, 17 de Agosto de 2019


O clássico Vasco x Flamengo deste sábado, em Brasília, às 19h, colocará frente a frente pela primeira vez Vanderlei Luxemburgo e Jorge Jesus, técnicos sexagenários, multicampeões e que estão em um início de trabalho à frente de seus clubes.

O estilo de comando é parecido, com muita energia e, às vezes, xingamentos à beira do campo. Até agora, o aproveitamento também é semelhante.

Em dez jogos, Luxa tem 53,3% de pontos conquistados, e o português, em nove partidas, tem 55,5%. Os números serão colocados à prova no Mané Garrincha lotado. O Flamengo luta na parte de cima da tabela. Em terceiro lugar com 27 pontos, tem a oportunidade de passar o segundo colocado Palmeiras em caso de vitória. O Vasco, 15º com 17 pontos, tenta deixar a zona de rebaixamento cada vez mais longe.

Luxa transforma o time e o dia a dia do Vasco

Depois de algum tempo fora do mercado, Vanderlei Luxemburgo acertou com o Vasco e mudou os ares do clube. Experiente e dono de um currículo com cinco títulos brasileiros, além de ter comandado a Seleção, ele chegou ao clube com a missão de tirar a equipe da parte de baixo da tabela, mas tem feito mais do que isso. Quem convive no dia a dia do Cruz-Maltino define:

- Mudou da água para o vinho.

 

Vanderlei Luxemburgo festejado por torcedores vascaínos — Foto: Carlos Alberto Silva/A Gazeta

Vanderlei Luxemburgo festejado por torcedores vascaínos — Foto: Carlos Alberto Silva/A Gazeta

 

Os números do Vasco também melhoraram. Atualmente, o time comandado por Luxemburgo está seis pontos à frente do Cruzeiro, o primeiro da zona de rebaixamento. O técnico tem dez jogos à frente do Cruz-Maltino: quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas.

Pouco populares atualmente, os treinos abertos voltaram a ser rotina no Vasco. Luxemburgo decidiu não fechar mais as atividades para esconder escalações, já que dificilmente as ideias ficavam em segredo até as partidas. O técnico decidiu se aproximar da imprensa.

Assim como Jorge Jesus, Luxa já foi "Mister" quando teve um dos seus pontos altos da carreira e foi o treinador do Real Madrid. Ex-jogador do Flamengo, Luxa nunca escondeu que é torcedor do Rubro-Negro, onde já teve quatro passagens como técnico e conquistou o título carioca de 2011. Agora, está do lado rival. E doido para vencer.

Estrela em Portugal, Jorge Jesus tenta trilhar caminho de conquistas

Aos 65 anos, Jorge Jesus fez sua carreira praticamente inteira em Portugal. Tem 14 conquistas, as principais os três títulos do Campeonato Português com o Benfica. Agora, quer vencer também no Brasil. Para isso, trouxe uma numerosa comissão técnica e implementou seu estilo. Assim como Luxa, no Vasco, revolucionou o dia a dia no Ninho do Urubu.

 

Jorge Jesus, técnico do Flamengo — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Jorge Jesus, técnico do Flamengo — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Até agora, em nove jogos, o português conquistou quatro vitórias, teve três empates e duas derrotas. O estilo de jogo ofensivo caiu no gosto da torcida, que agora espera a transformação do trabalho em títulos.

Jesus esteve em apenas um clássico carioca, a vitória por 3 a 2 sobre o Botafogo. Sua próxima descoberta é saber o que se passa em um Flamengo x Vasco, mesmo que não seja no Maracanã. Ao contrário de Luxemburgo, ele tem em mãos um elenco estrelado e capacidade de investimento. No campo, no entanto, os duelos costumam se igualar.

« Voltar

DE CHEGADA

Argentino Luis Zubeldía é o novo técnico do São Paulo

EXPECTATIVA

Patos se prepara para a etapa final do Rally RN 1500 neste sábado (20)

Veja também...

FESTÃO

Roberta Miranda e outras atrações estarão em Quixaba na festa de 60 anos de emancipação

DECIDIDO

Por unanimidade, Anvisa mantém proibida venda de cigarros eletrônicos

NO SERTÃO

Ministério Público aciona Polícia Federal para investigar vazamento de dados em Tavares