Compartilhe

Lições do inverno passado: erros de 2018 servem de aprendizado ao Flamengo pós-Copa América

Por Globo.com    Terça-Feira, 18 de Junho de 2019


Em um calendário tão apertado quanto o do futebol brasileiro, a intertemporada de um mês, geralmente, é bem-vinda. Tempo para descansar, recuperar jogadores e fazer ajustes necessários no elenco e no time para o semestre decisivo da temporada. Mas nem sempre tudo corre como planejado. No Flamengo, por exemplo, ficam as lições de 2018.

No ano passado o Flamengo foi para a intertemporada, em virtude da Copa do Mundo, em situação até mais confortável do que a atual. Assim como hoje, o time estava classificado para as oitavas da Libertadores e para as quartas da Copa do Brasil.

No Brasileirão, nadava de braçada. Liderava com quatro pontos de vantagem para o Atlético-MG (segundo colocado) e oito para o Palmeiras, que veio a ser campeão. Após a pausa de um mês para o Mundial da Rússia, no entanto, tudo desandou.

O Flamengo caiu para o Cruzeiro na Libertadores. Na Copa do Brasil, passou pelo Grêmio, mas foi eliminado pelo Corinthians na semifinal. No Brasileiro, ladeira abaixo. O time perdeu a liderança, chegou a passar algumas rodadas fora do G-4, recuperou-se no fim do ano sob o comando de Dorival Júnior, mas não foi o suficiente para alcançar o Palmeiras.

 

Janela causou danos

 

Como foi em 2018?

A janela de inverno no ano passado causou danos. O principal foi a saída de Vinicius Junior. O Real Madrid exigiu o atacante, e o Flamengo ficou de mãos atadas e sem um de seus protagonistas na temporada. Como já havia perdido Everton para o São Paulo poucos meses antes, o Rubro-Negro teve apenas Marlos Moreno pela esquerda do ataque durante certo período da temporada.

Jonas foi outro a ir embora, negociado com o Al-Ittihad. Com contrato até o início de agosto, Guerrero ainda fez mais quatro jogos após a Copa e foi para o Inter.

 

Vinicius na coletiva de despedida do Flamengo. Atacante deixou o Flamengo durante a pausa para a Copa do Mundo — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Vinicius na coletiva de despedida do Flamengo. Atacante deixou o Flamengo durante a pausa para a Copa do Mundo — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Qual é o atual cenário?

O Flamengo hoje está mais preparado para enfrentar a janela. Com contratos longos e multas robustas, o clube não tem a intenção de negociar jogadores importantes, a não ser por propostas realmente vantajosas.

Xodó da torcida, Cuéllar manifestou interesse em jogar na Europa. Com multa de € 70 milhões e contrato até 2022, a diretoria vai conversar com o colombiano após a Copa América, mas está em situação confortável. Até porque, até o momento, nesta janela, nenhuma oferta oficial chegou pelo volante. Hoje a ideia é se reforçar e não vender titulares.

 

Reposição e reforços

 

Como foi em 2018?

No ano passado, o Flamengo repôs as perdas. O problema foi a lentidão, além de tiros pouco certeiros. Durante a parada, o clube contratou Uribepara a posição de Guerrero, mas o colombiano demorou a se adaptar, não encantou e foi negociado com o Santos no mês passado.

Contratação mais badalada, Vitinho estreou somente em agosto e também teve problema de adaptação. A demora para repor a saída de Vinicius Junior talvez tenha sido o maior erro de planejamento, uma vez que o clube sabia há meses que ficaria sem o atacante e sem Everton após a Copa do Mundo. Piris da Motta também chegou em agosto para a vaga deixada por Jonas.

 

Rafinha se apresenta ao Flamengo na próxima segunda. Clube busca outros reforços na janela — Foto: Reuters

Rafinha se apresenta ao Flamengo na próxima segunda. Clube busca outros reforços na janela — Foto: Reuters

Qual é o atual cenário?

Por ora, o Flamengo não busca peças de reposição, mas quer se reforçar e planeja ser agressivo no mercado. Rafinha foi contrato para ser o dono da lateral-direita, posição que sofre críticas há anos no clube. Ele se apresenta na próxima segunda (24).

Há proposta na mesa por Filipe Luís, mas a resposta só deve chegar após a Copa América. O clube tem a contratação de um zagueiro como prioridade – já abriu negociações com Jemerson e Zapata -, avalia a contratação de um segundo volante e também busca mais um atacante, a pedido de Jorge Jesus.

 

Maratona e elenco curto

 

Como foi em 2018?

Foram 13 jogos por três competições em 42 dias. Após a Copa da Rússia, o Flamengo estufou o peito, encarou de frente Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil com os titulares e... se deu mal. Embora não haja dados que comprovem, o time parecia desgastado, sem intensidade e sem foco em jogos importantes. Acabou ficando sem títulos.

 

Líder do Brasileirão antes da Copa, Flamengo desandou nas três frentes após o Mundial da Rússia — Foto: André Durão/GloboEsporte.com

Líder do Brasileirão antes da Copa, Flamengo desandou nas três frentes após o Mundial da Rússia — Foto: André Durão/GloboEsporte.com

Qual é o atual cenário?

Não existe uma fórmula certa. Quando assumiu o Flamengo, em janeiro, Abel Braga citou o exemplo do Palmeiras e avisou que usaria dois times ao longo do ano. Teve respaldo da diretoria, mas a opção de poupar os titulares contra o Fortaleza, após uma semana sem jogos, incomodou.

Na Europa, Jorge Jesus ficou conhecido por trabalhar com um grupo de poucos jogadores, mas o novo treinador do Flamengo não deu pistas sobre o planejamento para o calendário brasileiro. De todo jeito, hoje o Rubro-Negro parece ter um elenco mais encorpado para a maratona e busca novas contratações para se fortalecer. O ideal seria que todos os reforços estivessem à disposição até o fim da Copa América, mas o clube não dá prazo para a chegada de novos jogadores.

« Voltar

EM QUEDA

Crise dessa vez pode ser pior no Timão; análise

DESCOBERTA

Votos do caso Gabigol mostram xingamentos do jogador e contradições entre coletores

Veja também...

ELEIÇÕES 2024

Baronesa é ‘rifada’ e vereadores do seu partido já tratam Ramonilson como candidato a prefeito de Patos

DESENVOLVIMENTO

Prefeitura de São Mamede inicia distribuição gratuita de vacinas contra febre aftosa

DESTAQUE

Vila de Picotes, em São Mamede, foi ponto de passagem do Rally RN 1500