Compartilhe

Corinthians sufoca, dá respostas e afasta turbulência; análise

Por Globo Esporte    Quinta-Feira, 18 de Agosto de 2022


Em sua primeira entrevista como técnico do Corinthians, Vítor Pereira explicou como gostaria de ver seu time jogar: com posse, no campo adversário, pressionando de forma intensa para retomar a bola.

Ao longo de seis meses de trabalho no clube, muitas vezes o técnico teve de se adequar e abdicar de suas preferências ou simplesmente viu seu time não conseguir aplicar os conceitos dele.

Porém, na vitória por 4 a 1 sobre o Atlético-GO, que garantiu a classificação do Corinthians para a semifinal da Copa do Brasil, a equipe atuou justamente como determina a cartilha do português.

Sufocante, o Timão teve uma de suas atuações mais seguras na temporada, deu respostas táticas e também emocionais e só foi tirar o pé do acelerador quando a goleada já estava consolidada.

Yuri Alberto comemora gol em Corinthians x Atlético-GO — Foto: Marcos Ribolli

Yuri Alberto comemora gol em Corinthians x Atlético-GO — Foto: Marcos Ribolli

Após dias de turbulência, com a eliminação na Libertadores e a derrota para o rival Palmeiras, a equipe mostrou força emocional para reverter um placar adverso, diante de um adversário mais organizado do que o placar faz parecer.

A equipe goiana poderia ter dificultado ainda mais a vida alvinegra se não tivesse sentado em cima da vantagem tão cedo, exagerando na "cera" e aberto mão de atacar.

Por méritos do Corinthians, mas também inoperância própria, o Atlético-GO não finalizou uma única vez sequer até os 17 minutos do segundo tempo.

Já do outro lado, o que se viu foi um time buscando o gol desde o pontapé inicial. Com dois minutos de partida, os donos da casa já tinham finalizado com perigo duas vezes, com Yuri Alberto e Róger Guedes.

O ímpeto nem sempre foi acompanhado de organização ou precisão técnica. O Timão recuperava a bola com rapidez, mas tinha dificuldades para infiltrar na área adversária. Em muitos momentos da primeira etapa, a equipe apelou para cruzamentos, que acabaram nas mãos do goleiro Renan.

Contudo, após algumas tentativas frustradas, Renato Augusto teve espaço de sobra para dominar, mapear os companheiros e cruzar com precisão na cabeça de Gil, que abriu o placar.

O gol acabou com um jejum corintiano de seis jogos de copas sem marcar, inflamou a Arena e encheu o Corinthians de confiança.

Vítor Pereira em Corinthians x Atlético-GO — Foto: Marcos Ribolli

Vítor Pereira em Corinthians x Atlético-GO — Foto: Marcos Ribolli

Impossível analisar o jogo e não citar Yuri Alberto, autor de três gols, cada um de uma forma: de perna esquerda, de perna direita e também de cabeça. Mas houve outros destaques individuais, entre eles Róger Guedes.

O camisa 10 dessa vez não marcou, mas mandou bola na trave, deu assistência e se desdobrou em campo para ajudar na retomada da bola. Com tamanha aplicação tática, é possível que o atacante faça Vítor Pereira mudar sua ideia sobre a viabilidade de ele e Yuri jogarem juntos mesmo contra adversários mais ofensivos.

Autor de três assistências, Renato Augusto deixou evidente o quanto fez falta ao Corinthians ao longo dos quase dois meses em que desfalcou a equipe. O camisa 8 começou pelo lado esquerdo, mas não guardou posição e ofereceu além de passes precisos, carrinhos e combates.

Gil foi quase impecável, Fagner retomou seu bom nível, Fausto Vera pareceu estar mais solto...

A virada sobre o Atlético-GO espanta a crise que se anunciava e dá início a um novo capítulo na temporada corintiana. Quatro jogos separam o Timão do título da Copa do Brasil. O próximo adversário será o Fluminense, que eliminou o Fortaleza nas quartas de final.

« Voltar

BRASILEIRÃO

Tite explica gestão: 'Acha que eu queria tirar o Arrascaeta?'

MAIS ESPORTE

Inscrições abertas para o Campeonato Amador de Futebol em Patos

Veja também...

NOVIDADES

'Guerra Civil', com Wagner Moura e Kirsten Dunst, estreia nos cinemas da Paraíba

DESCOBERTA

Povos originários interagiam com pegadas de dinossauros no Sertão, revela pesquisa

DEFINIDO

18º Passeio de Carroças do São João de Patos ocorrerá dia 18 de junho