Compartilhe

Já campeão, Bota ainda pode alcançar marcas na última rodada; veja

Por Globo Esporte    Sábado, 27 de Novembro de 2021


A festa da torcida e a taça que será levantada são os motivos principais, mas não os únicos que embalam o Botafogo no último jogo da temporada, contra o Guarani, às 16h (de Brasília) de domingo, pela 38ª rodada da Série B, no Nilton Santos. O clube tem a chance de melhorar ainda mais os números de uma campanha que já é campeã.

Entre metas individuais e coletivas, algumas marcas estão ao alcance do time alvinegro. O ge listou algumas que o time pode buscar no último jogo da temporada.

 

Mandante quase imbatível

 

Se vencer o Guarani, o time pode alcançar 16 vitórias em 19 partidas em casa nessa Série B. Com os outros dois empates e apenas uma derrota, seria o segundo melhor aproveitamento da História da competição desde que passou a ter esse formato, em pontos corridos e com 20 clubes.

Os melhores mandantes que já jogaram a segundona são o Náutico de 2006 e o Corinthians de 2008. Ambos somaram 50 pontos jogando em casa. Se vencer a última rodada, o Bota chega a 49.

Bota quase não tropeçou em casa — Foto: Vitor Silva/Botafogo

Bota quase não tropeçou em casa — Foto: Vitor Silva/Botafogo

 

Artilharia para Navarro

 

As metas individuais estão praticamente concentradas em Rafael Navarro. Ele ainda está vivo na briga para ser o artilheiro e o maior garçom dessa Série B, mas não será fácil. Tanto em gols quanto em assistências, a diferença é de dois em relação aos líderes.

Na artilharia, Léo Gamalho (Coritiba) e Edu (Brusque) somam 16 gols. Quem deu mais passes para gols no campeonato até agora foi Élvis, do Goiás: 11. Só que uma marca Navarro já tem garantida, a de jogador mais decisivo da Série B. Quando somados os gols e as assistências, ou seja, todas as participações de um atleta, o camisa 9 alvinegro lidera: 23.

Navarro tem 14 gols e 9 assistências na Série B — Foto: André Durão/ge

Navarro tem 14 gols e 9 assistências na Série B — Foto: André Durão/ge

 

Melhor ataque e melhor defesa

 

Voltando aos aspectos coletivos, o Botafogo também lidera nos quesitos melhor ataque e melhor defesa. Foram 54 gols feitos e só 29 sofridos em 37 rodadas. No ataque, a liderança é isolada, mas na defesa há empate com o Goiás.

O time também é o primeiro no número de vitórias e está em segundo na lista dos que têm menos derrotas, com chance de empatar com o primeiro colocado. Uma marca que não dá para alcançar é o número de goleadas: o Bota conseguiu quatro, enquanto o Guarani emplacou seis.

Time foi o mais consistente do campeonato — Foto: Vitor Silva/ge

Time foi o mais consistente do campeonato — Foto: Vitor Silva/ge

 

Repetindo 2015

 

Para a parte da torcida agarrada a superstições (não é pouca gente), o Botafogo pode repetir a campanha da Série B de 2015, que também terminou com título. Se vencer o Guarani, os alvinegros terão 21 vitórias, nove empates e oito derrotas, exatamente os mesmos números de seis anos atrás.

É um bom presságio porque o Botafogo não só voltou à elite do futebol brasileiro como surpreendeu na temporada seguinte. O clube não confirmou as previsões de sofrimento na Série A de 2016 e terminou o campeonato no G-5. Ou seja, foi da segundona para a Copa Libertadores em dois anos.

 

Elenco de 2015 também foi campeão — Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

Elenco de 2015 também foi campeão — Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

 

Jogo limpo

 

Além de melhor time, o Botafogo também foi o mais leal da Série B, segundo os números. Uma marca já garantida é uma lanterninha positiva, no ranking de cartões amarelos. A equipe foi a menos punida no campeonato, 67 vezes. O penúltimo soma 74, enquanto o líder no quesito chega a 108.

O Bota também está lá embaixo quanto às faltas cometidas, com o quinto melhor número. Só que é praticamente impossível ficar como último nesse ranking, já que o CRB chega à última rodada tendo somado 60 infrações a menos.

Barreto foi quem mais recebeu cartões no Bota: 6 — Foto: Vitor Silva/Botafogo

Barreto foi quem mais recebeu cartões no Bota: 6 — Foto: Vitor Silva/Botafogo

 

Invencibilidade

 

Uma vitória ou empate contra o Guarani faria o Bota fechar a temporada com 10 jogos de invencibilidade. O time não sabe o que é perder desde 2 de outubro, quando levou 2 a 1 do Avaí. Desde então, já foram seis vitórias e três empates.

A sequência atual já bate outra que o clube emplacou com o próprio Enderson Moreira. Entre as rodadas 18 e 24, foram sete jogos sem perder. Se vencer ou empatar, o Botafogo iguala a maior invencibilidade do ano passado, que pegou fim do Carioca, início do Brasileirão e meio da Copa do Brasil.

 

 

« Voltar

EM QUEDA

Crise dessa vez pode ser pior no Timão; análise

DESCOBERTA

Votos do caso Gabigol mostram xingamentos do jogador e contradições entre coletores

Veja também...

NO SERTÃO

Vereadores de Patos aprovam, em última votação, aumento de salário deles, do prefeito, vice e secretários

NA PARAÍBA

Diamante, Boa Ventura e São José de Piranhas são os municípios mais chuvosos em abril

NA PARAÍBA

Quatro são presos em operação contra organização criminosa em Teixeira, Desterro e J. Pessoa