Compartilhe

Veja quais clubes estão ganhando e perdendo força na reta final

Por Globo.com    Terça-Feira, 12 de Novembro de 2019


A vitória fora de casa sobre a Chapecoense elevou o Grêmio à vice-liderança do segundo turno, empatado em pontos com o Palmeiras, mas com uma vitória a mais, primeiro critério de desempate. Se o gol de Bruno Henrique nos últimos instantes impediu a derrota para o arquirrival Corinthians, não foi suficiente para impedir o distanciamento para o líder Flamengo, que lidera com aproveitamento de 90% dos pontos disputados enquanto Grêmio e Palmeiras estão com "apenas" 72%, reflexo da extraordinária campanha da equipe carioca. O Santos também venceu fora de casa e acompanhou o Grêmio em sua escalada, se mantendo a apenas um ponto dos vice-líderes.

 

 — Foto: Espião Estatístico

— Foto: Espião Estatístico

 

Uma frase clássica do técnico Pep Guardiola, hoje no Manchester City e referência internacional sobre desempenho competitivo, resume bem o momento do Brasileirão. Para o técnico espanhol, um campeonato de pontos corridos se perde nas oito primeiras rodadas e se ganha nas oito últimas. Esta análise mostra o que mudou no campeonato nas duas rodadas passadas, desde a publicação da última classificação do returno, e faltam mais seis para a competição acabar. O Flamengo vem mostrando ter se preparado bem para confirmar o título nesta reta final, mas outros clubes lutam por seus próprios "títulos", que podem ser a simples permanência na Série A.

+ Veja a tabela completa do Brasileirão

Para os clubes que estão ameaçados pelo rebaixamento (clique aqui para ver as chances), esse "como chegam nas últimas oito rodadas" é fundamental. O Avaí tem a pior campanha do returno há quatro rodadas sem mostrar força de reação. A Chapecoense também teve a pior campanha por quatro rodadas neste turno, chegou a melhorar, mas voltou a cair e agora tem a segunda pior.

O desempenho de outras equipes já despertou mais esperanças. O CSA chegou a mostrar força sob o comando do técnico Argel Fucks, mas vive novo declínio no segundo turno do Brasileirão, insuficiente para reverter a fraco desempenho do primeiro turno. Viaja para enfrentar o Fortaleza na rodada 33.

 

 — Foto: Espião Estatístico

 — Foto: Espião Estatístico

— Foto: Espião Estatístico

O Fluminense perdeu fora de casa para o Internacional e comprometeu a retomada que chegou a ser sonhada após a vitória sobre o São Paulo na rodada anterior, também como visitante. As consequências dessa derrota mais recente são o melhor exemplo de como está embolado o returno: o Fluminense perdeu cinco posições na rodada. Recebe o Atlético-MG no fim de semana.

 

 — Foto: Espião Estatístico

— Foto: Espião Estatístico

 

A torcida do Cruzeiro ainda vive a apreensão da ameaça de queda para a Série B. Precisava da vitória no clássico contra o Atlético-MG, e o empate custou três posições. Recebe em casa o Avaí na rodada de fim de semana.

 — Foto: Espião Estatístico

 — Foto: Espião Estatístico

— Foto: Espião Estatístico

O Ceará perdeu o clássico para o Fortaleza e desperdiçou a oportunidade de se colocar à frente de Corinthians, Cruzeiro e Internacional na classificação do returno, posição alcançada pelo rival que o derrotou. O Ceará enfrenta como visitante a Chapecoense na próxima rodada.

 

 — Foto: Espião Estatístico

— Foto: Espião Estatístico

 

A vitória sobre o Avaí foi fundamental para o Botafogo, e rendeu uma posição no returno, mas sem contar a rodada 20, a primeira do segundo turno, a melhor posição da equipe foi a 17ª. No momento, está apenas uma posição acima disso, e na próxima rodada viaja para enfrentar o Athletico-PR.

Botafogo no returno após rodada #32 — Foto: Espião Estatístico

Botafogo no returno após rodada #32 — Foto: Espião Estatístico

Botafogo no returno após rodada #32 — Foto: Espião Estatístico

« Voltar

PAULISTÃO

Endrick leva Palmeiras à final em noite pouco inspirada do time

SUPERAÇÃO

Fla bate novo recorde com receita bilionária e reduz dívida em 79% no balanço

Veja também...

CONSTATAÇÃO

Especialistas mostram evidências arqueológicas da crucificação de Jesus

POLÊMICA

Batistas do Reino Unido rejeitam união entre pessoas do mesmo sexo

FÉ E DEVOÇÃO

Pode comer carne na sexta-feira santa? Entenda a prática