Compartilhe

Domènec vê Flamengo com espaço para se aperfeiçoar: 'Temos tempo de jogar muito melhor'

Por Globo.com    Segunda-Feira, 10 de Agosto de 2020


A estreia no Campeonato Brasileiro do atual campeão não foi como o esperado. No Maracanã e na estreia de Domènec Torrent, o Flamengo foi batido por 1 a 0 pelo Atlético-MG. O treinador, que esteve pela primeira vez à frente do clube, encarou o resultado como algo ruim e disse enxergar espaço para um aperfeiçoamento do time. Porém, também vê que uma das explicações para a derrota possa ser a falta de ritmo.

- Vi muitos jogos do Flamengo e todos os jogos contra o Fluminense nesse ano. Creio que o problema para nós - e isso não é desculpa - foi que o Atlético-MG jogou quatro jogos nos últimos 16 dias e nós jogamos o último há 24 dias. Conheço perfeitamente as qualidades dos jogadores, mas o segundo tempo eles se defenderam com cinco jogadores e eu queria jogar aberto com cinco atacantes porque somos Flamengo e queremos ganhar. Um a um não é suficiente.

- Às vezes não é possível ganhar, especialmente se você tem muitas oportunidades. No primeiro tempo não fizemos gol e depois tivemos azar ao fazer um gol contra. Mas isso é futebol, é um campeonato longo e temos tempo de jogar muito melhor.

>>> Clique aqui para ler mais notícias do Flamengo <<<

Domènec Torrent faz sua estreia pelo Flamengo — Foto: André Durão/ge

Domènec Torrent faz sua estreia pelo Flamengo — Foto: André Durão/ge

>>> Rodrigo Caio lamenta chances perdidas após derrota do Flamengo para o Atlético: "Não concluímos bem" <<<

O próximo jogo do Flamengo será contra o Atlético-GO, fora de casa, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. A partida está marcada para às 20h30 da próxima quarta-feira, no estádio Olímpico, em Goiânia.

 

Confira outros temas da coletiva do técnico catalão

 

Falta de criatividade e cinco atacantes

- Nós jogamos com cinco atacantes porque eles jogaram com cinco defensores nos últimos 20 minutos de jogo. Mas, concordo. Porque temos que criar muito mais no meio de campo. Não tivemos as linhas compactas e isso temos que trabalhar muito melhor porque temos qualidade. Quando temos qualidade podemos trabalhar isso. Jogamos muito separados, com muita distância, não fomos compactos. Willian (Arão) jogou 80% do tempo sozinho no meio e quando isso acontece você tem problemas sempre.

- Quando jogamos no 4-4-2 ou 4-2-4 temos que jogar com dois meias no meio de campo, não podemos jogar só com um. Mas jogamos com cinco (atacantes) porque eles decidiram defender com cinco nos últimos 20 minutos. A gente jogou no Maracanã e tínhamos que ganhar ou marcar algum gol.

>>> Em seu aniversário de 35 anos, Filipe Luís é o pior do Flamengo em estreia com derrota para o Atlético-MG <<<

Como avalia a estreia da equipe e a própria estreia à frente do Flamengo

- É importante começar ganhando, especialmente para um técnico novo. Mas concordo, criamos muitas oportunidades no primeiro tempo, mas não conseguimos fazer o gol. Tem uma frase que diz "Quando você perdoa, perde". Isso aconteceu no jogo e depois, repito, fizemos um gol contra e não tivemos sorte. Devemos procurar estar mais concentrados no jogo. Às vezes, o mais difícil para um time vencedor é voltar a ganhar. Isso é muito importante.

- Tenho experiência nisso e você tem que convencer seus jogadores que têm que estar muito atento a tudo porque todos os times querem ganhar do Flamengo, é normal, porque é o campeão, é o vencedor. Mas eu estou muito contente com os jogadores porque fizeram um grande esforço. Não é fácil voltar a jogar depois de 24 dias e deixaram tudo em campo.

- Talvez seja culpa minha quando no segundo tempo estivemos totalmente desorganizados, tínhamos que jogar mais compactos e juntar as linhas, mas quando você está em uma grande equipe, os jogadores querem ganhar, ganhar e ganhar e às vezes é melhor ter a bola e atacar no momento certo. Por isso eu digo que talvez seja minha culpa porque o treinador sempre pode organizar melhor o time. Mas eles deixaram tudo em campo.

Mudanças táticas tiveram o efeito desejado? Pretende colocar mais ideias nas próximas rodadas?

- Com certeza. Nós pensamos que o nosso jogo é tentar fazer pressão no campo de ataque, mas temos que melhorar isso. Não é fácil depois de cinco dias de treinamento, mas os jogadores estão muito abertos para novas ideias. Eu tenho que aceitar as ideias anteriores porque foram vencedoras com Jorge Jesus, mas tenho minhas próprias ideias. Acredito que eles estejam confortáveis, mas acho que temos que melhorar mais e mais. Teremos tempo. Não é uma desculpa, mas depois de seis treinamentos podemos jogar muito melhor e vamos jogar muito melhor.

- Quero repetir que estou contente com o esforço dos jogadores depois de 24 dias. Todo mundo que já jogou futebol uma vez na vida sabe que não é fácil voltar a jogar em um ritmo alto. O Atlético-MG é um bom time e jogaram num ritmo muito alto. Não nos surpreenderam porque pressionam muito bem e nós tínhamos que jogar muito rápido. No primeiro tempo jogamos melhor, mas no segundo tempo fomos um pouco mais devagar. Tentamos bolas mais longas. Eu prefiro jogar com bolas mais rápidas em dois toques e temos que melhorar lá na frente e dar mais velocidade ao jogo.

Time criou tanto quanto esperava? Como avalia aproveitamento das finalizações?

- Nós trabalhamos no CT, mas quando é um jogo de Brasileirão tem pressão diferente. Na quinta-feira treinamos muita finalização com todo o time e não só os atacantes. Muitas vezes você tem duas ou três chances e faz o gol. E, muitas vezes, como hoje, você tem cinco ou seis chances e não faz o gol.

- Algumas jogadas foram incríveis, porque estávamos completamente sozinhos, mas isso acontece. E quando você pensa que é muito difícil marcar um gol, acaba marcando. Nas situações mais fáceis pode não marcar. Mas estou muito feliz com todos os jogadores porque vou precisar de todos. Temos muitos jogos e vamos rodar um pouco a equipe. Não porque perdemos o jogo, mas porque preciso de todos. É impossível ganhar um campeonato se jogar apenas 12 ou 13 jogadores.

Sente pressão do torcedor?

- Estou acostumado a jogar grandes jogos com grandes equipes, tenho experiência. Compreendo perfeitamente. É o mesmo aqui no Brasil, Espanha, Inglaterra, Itália e Alemanha. Quando você não ganha, as pessoas criticam. Mas é normal, tenho que aceitar isso. Quando ganhamos, o técnico está certo. Não que eu tenha, mas isso é normal no mundo todo. Os torcedores não estão felizes e eu também não fico feliz quando não saímos vencedores. Mas é normal. Podem criticar.

- Meu trabalho é duro e muito forte com os jogadores, além de confiar neles. É a única maneira de seguir ganhando. Mas respeito muito a rede social e os torcedores. Sei que é assim que funciona o futebol. Você ganha: tem razão. Não ganha: é muito ruim.

« Voltar

DE CHEGADA

Argentino Luis Zubeldía é o novo técnico do São Paulo

EXPECTATIVA

Patos se prepara para a etapa final do Rally RN 1500 neste sábado (20)

Veja também...

APROVADO

Projeto de construção do Hospital de Trauma de Patos é aprovado por Comissão da Saúde

SEM CANTAR

Show de Roberto Carlos é cancelado por falta de segurança em estádio

ALERTA

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio