Compartilhe

Centro de Tratamento para Covid-19 do Hospital de Patos está próximo de um colapso total

Por Vicente Conserva - 40 Graus    Quinta-Feira, 28 de Maio de 2020


O Centro de Tratamento para Covid-19 que funciona no Complexo Hospitalar de Patos Dep. Janduhy Carneiro está bem próximo de um colapso total. Isto porque todos os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão ocupados com 10 pacientes e 74% dos vinte leitos de enfermaria estão também com pacientes em tratamento.

Na manhã de hoje, representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM) estiveram fazendo mais uma visita in loco, através dos médicos Jânio Rolim e Umberto Joubert, que constataram a difícil situação do sistema.

5ed00d1165351_WhatsApp_Image_2020-05-28_at_15.57.20_(1)

Em contato com a reportagem, Umberto Joubert afirmou que a situação é muito preocupante diante do aumento exorbitante de casos de coronavírus na cidade. “Se alguém da UTI tiver alta não tem para onde ir, porque todas as enfermarias estão lotadas, e infelizmente vai ter que ficar ocupando uma vaga na UTI. A solução vai ser a transferência para Piancó e Pombal”, disse.

A diretora do Complexo, Liliane Sena, confirmou que de fato o sistema está próximo de um colapso. “Nossa UTI está sim com capacidade máxima ocupada hoje com 10 pacientes. E enfermarias estamos com 74% de ocupação”, disse.

No entanto, o médico afirmou que após a visita foi informado que todos os leitos de enfermaria também já estavam lotados.

09d206c5-a0c3-4b9d-b7c1-45c152f5f188

Estão sendo construídos mais oito leitos dentro do Complexo com previsão de entrega para 31 de maio. Para que dê tempo, os trabalhadores estão trabalhando em três turnos.

O Complexo recebeu uma remessa de oito respiradores que ainda estão encaixotados à espera de abertura de novos leitos de UTI.

Nesta quinta-feira (28), o Ministério da Saúde habilitou 63 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de adultos diagnosticados com a Covid-19 na Paraíba. 6 deles para o Complexo Hospitalar Janduhy Carneiro, em Patos.

A habilitação tem duração de 90 dias, podendo ser prorrogada, e atende exclusivamente a pacientes da Covid-19.

Joubert afirmou que foi preparado um relatório e encaminhado ao CRM contando a real situação de Patos.

Enquanto isso, até esta quarta-feira, a cidade já registrou 538 casos de coronavírus.

« Voltar

DECLARAÇÃO

Hugo Motta declara que decisão de Moares sobre IOF está em sintonia com maioria da Câmara

POLÊMICA

IOF: Moraes suspende decreto do governo e decisão do Congresso

Veja também...

NA PARAÍBA

Homem é morto a tiros e namorada é baleada dentro de residência em Patos

NA PARAÍBA

Quatro pessoas são mortas a tiros e outras duas ficam feridas durante festa na Capital

POLÊMICA

Nabor Wanderley defende Hugo Motta de ataques com uso de IA