Compartilhe

Pesquisa busca encontrar fatores de risco cardiovascular e perfil nutricional dos patoenses

Por Marcos Eugênio    Quinta-Feira, 19 de Julho de 2018


Desde esta terça-feira, 17, até a próxima sexta-feira, 20, uma equipe de estudantes e profissionais de saúde estão na Sexta Gerência de Saúde, em Patos, desenvolvendo uma pesquisa orientada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia/PB.

O objetivo desse trabalho científico é conseguir identificar fatores de risco cardiovascular e o perfil nutricional de uma amostra da população paraibana. A meta é atender 141 voluntários em Patos, que assinam termo de participação na pesquisa, que acontece também em Sousa, Cajazeiras, Monteiro, Picui, Campina grande, João Pessoa, Conde e Mamanguape.

O pesquisador-chefe, Dr. Antônio Eduardo de Almeida, justificando a referida pesquisa, diz que a hipertensão arterial (pressão alta), diabetes, tabagismo, obesidade, dislipidemia (aumento do colesteroal e triglicerídeos), estresse psicológico e poluição ambiental são fatores determinantes no surgimento de doenças como infarto agudo do miocárdio, e o acidente vascular cerebral (trombose). Acrescenta que avaliar a predominância destes fatores na população da Paraíba pode contribuir para políticas públicas de saúde que venham impactar na diminuição dessas doenças.

O voluntário preenche um longo questionário no site da SPC, ou com ajuda dos aplicadores, sobre hábitos alimentares. Noutra etapa é submetido a exemes de pressão arterial, frequência cardíaca, medidas antropométricas (peso, altura, cntura abdominal e quadril), bioimpedância (determinação da massa magra e massa gorda) e exames laboratoriais (hemograma, glicemia, colesterol total, HDL colesterol, LDL colesterol, triglicerídeos, cálcio, ferro sérico e vitamina D)

A pesquisa dará feedback aos participantes, com avaliação do risco cardiovascular e recomendações para diminuir o mesmo, além de orientações alimentares. Àqueles nos quais sejam detectadas doenças, passarão por consulta (SUS)  com as especialidades associadas à pesquisa para continuidade do tratamento.

2

 

« Voltar

PROGRESSO

Intensificados em Patos serviços de galeria e tapa-buracos

OPORTUNIDADE

CEHAP tem inscrições abertas para o Residencial Virgílio Trindade em Patos

Veja também...

CULTURAL

Pastel de carne com açúcar é tornado patrimônio cultural da Paraíba

NA PARAÍBA

Vereadores de Campina Grande também aprovam projeto para aumentar o próprio salário

ELEIÇÕES 2024

Baronesa é ‘rifada’ e vereadores do seu partido já tratam Ramonilson como candidato a prefeito de Patos