Compartilhe

Patos tem risco considerado alto para transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya

Por Assessoria PMP    Sexta-Feira, 23 de Julho de 2021


A Prefeitura de Patos divulgou na quarta-feira (21), o resultado do primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2021. Na pesquisa, o resultado geral encontrado foi de 6,4%, considerado alto risco para surto de doenças transmitidas pelo mosquito, como a Dengue, Zika e Chikungunya.

Mesmo com índice preocupante, o resultado do LIRAa é produto do empenho dos agentes de endemias do município de Patos, que diariamente identificam a frequência e os tipos de recipientes/criadouros predominantes dos mosquitos, para assim encaminhar medidas de ações de controle para áreas de maior risco dentro do município.

O secretário de Saúde de Patos, Leônidas Dias, comentou sobre o levantamento do LIRAa, e destacou a importância do trabalho dos agentes de endemias, por meio da Coordenação da Vigilância Ambiental, na busca ativa por situações reais que comprovam a presença do mosquito.

“Aproveitamos para agradecer a toda equipe da Vigilância Ambiental do nosso município, e aproveitar o ensejo para pedir à população que mantenha os cuidados no combate às arboviroses, como a Dengue, Zika e Chikungunya”, ressaltou.

A Vigilância Ambiental do município fez o levantamento desse primeiro LIRAa de 2021 entre os dias 12 e 16 de julho. Cerca de 140 focos foram encontrados em 2.167 imóveis visitados em todo o município.

Para baixar os índices, o município está intensificando ações de combate nas áreas com maior infestação e ou transmissão de casos. Evitar o acúmulo de água parada em recipientes ou caixas d´água ainda é a forma mais eficaz de prevenção.

« Voltar

PREOCUPANTE

Alexandre de Moraes diz que soberania brasileira está sob ataque

NA PARAÍBA

Açude rompe durante a tarde desta sexta-feira em Nova Palmeira

Veja também...

REVELAÇÃO

Ex do affair de Gracyanne diz que engravidou dele quando era aluna e revela aborto

ESTATÍSTICAS

O que fez a extrema pobreza ir a menor índice registrado

PREOCUPANTE

Chuva causa alagamento em diversas ruas e avenidas de João Pessoa