Compartilhe

101 trabalhadores já foram afastados de quatro hospitais de Patos por conta da Covid-19

Por Vicente Conserva - 40 Graus    Sexta-Feira, 29 de Maio de 2020


101 trabalhadores da saúde estadual e municipal de quatro hospitais de Patos estão ou foram afastados por casos suspeitos ou confirmados de coronavírus. O número de licenças médicas de servidores da saúde em Patos vem crescendo a cada dia em tempos de pandemia. É o que indicam os números colhidos pelo Portal 40 Graus.

Na Maternidade Dr. Peregrino Filho, por exemplo, atualmente 12 estão afastados (positivados) e outros dois também se afastaram por síndrome gripal, aguardando completar os dias de sintomas do protocolo para fazer o exame para comprovar se estão com a doença.

Outros que se afastaram, mas já retornaram, segundo informou o diretor Umberto Marinho Junior. “Estamos seguindo rigorosamente os protocolos para afastamento, acompanhamento e retorno ao trabalho do Ministério da Saúde e Secretária de Estado da Saúde”, garantiu ele.

Ele explicou que por medida de segurança, o protocolo diz que aos primeiros sintomas de síndrome gripal, se afaste logo para que possa constatar a posterior, através de exames, se os servidores estão com a doença ou não. “Os 2 que estão afastados com sintomas de gripe não necessariamente é por COVID-19, só o teste, quando for feito, é que poderemos confirmar”, disse Umberto.

Leitos-de-UTI

O total de afetados pela covid-19 no Hospital Regional é radicalmente diferente da realidade da Maternidade. Por ser um hospital que funciona para tratamento de pacientes com Covid-19, o Complexo Hospitalar Regional já afastou mais que o dobro.

Lá, foram 31servdores de diferentes áreas de atuação positivados para Covid-19 e 12 afastados por suspeita. Destes, segundo informou a diretora do Complexo, Liliane Sena, 21 já retornaram aos postos de trabalho após serem recuperados ou afastarem as suspeitas.

Ela informou que o protocolo seguido é semelhante ao de um paciente que chega à unidade.

Quanto às outras casas hospitalares, o Hospital Infantil Noaldo Leite não quis informar quantos funcionários já haviam sido afastados, através da coordenação de epidemiologia que foi contatada, mas não respondeu mais as perguntas. Posteriormente a coordenadora disse apenas que somente a direção poderia informar.

Coronavirus-Covid-19-Profissionais-2048x1145

Só funcionários do Hospital Infantil relataram que cerca 25 servidores foram afastados já, ou por estarem positivados ou por suspeita, que trabalham em diferentes setores com a UTI, enfermaria entre outros.

Já na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Otávio Pires de Lacerda, 19 profissionais foram afastados por testarem positivo ou suspeitos de estarem com Covid-19.

De acordo com a coordenadora Tássia Rangel Soares, 13 trabalhadores foram afastados por suspeita e aguardam exames. Outros 6 foram testados positivo e estão em tratamento, entre eles 3 médicos, 1 enfermeiro, 1 nutricionista e 1 técnico de enfermagem.

A reportagem ainda não levantou os números das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), principalmente as consideradas âncoras que vêm recebendo casos suspeitos de Covid-19.

Não há registro de mortes em Patos entre os mais de 100 trabalhadores infectados pelo vírus.

« Voltar

HOMENAGEM

Hospital de Trauma de Patos se chamará médico José Tota

TRABALHO

Receita de Patos recebe doação de equipamentos eletrônicos

Veja também...

VIOLÊNCIA

[VÍDEO] Jovem armado é executado por dupla com cerca de 16 tiros no bairro 7 Casas, em Patos

NO SERTÃO

PRF e SEFAZ-PB apreendem dois caminhões com cargas sem nota fiscal em São Mamede

INVESTIGAÇÃO

Deputados se recusam a relatar caso contra Brazão no Conselho de Ética