Compartilhe

Teixeira, Santa Luzia e Salgadinho têm os piores índices de isolamento social na Região de Patos

Por Vicente Conserva - 40 Graus    Segunda-Feira, 25 de Maio de 2020


Um novo estudo sobre análises e estatísticas do Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (LABIMEC), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), levando em consideração o seu último boletim epidemiológico, detalha o processo de interiorização da Covid-19 na Paraíba, alertando para um possível colapso na rede de saúde no Agreste e Sertão do Estado devido a insuficiência de leitos relativos a demanda de casos nas regiões.

Quando o assunto é isolamento social, o estudo mostra que a Região metropolitana de Patos é um péssimo exemplo a ser seguido, sobretudo em alguns municípios onde o descumprimento de regras de decretos é mais visível nos números mostrados na pesquisa.

Na região de Patos vemos as cidades de Teixeira, Santa Luzia e Salgadinho com os piores índices de isolamento, sendo estes de 39%, 41% e 42%, respectivamente.

As cidades que se destacam com os melhores índices de isolamento social são: Condado (51%), Junco do Seridó (50%) e São Mamede (50%). As cidades de Santa Teresinha, Malta, São José do Sabugi, Maturéia e Desterro apresentaram índices de isolamento de 43%, 46%, 46%, 46% e 47%, respectivamente.

Isolamento Social nas regiões metropolitanas da Paraíba

Região metropolitana de João Pessoa – Relativo a essa região, o estudo aponta que todas as cidades estão longe de atingir o nível ideal de isolamento (70% segundo a OMS). As cidades de Caaporã (43%), Santa Rita (45%) e Alhandra (45%) se destacam com os menores índices de isolamento social.

As cidades com os maiores níveis de isolamento são: Cabedelo (50%), Pitimbu (49%) e Lucena (49%). A cidades de Bayeux, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Pedras de Fogo, Conde e Rio Tinto, ficaram os índices de 46%, 46%, 47%, 47%, 48% e 48%, respectivamente.

Região Metropolitana de Campina Grande – Ao observar essa região, nota-se que as cidades de Boqueirão, Caturité, Alcantil são as cidades que menos cumprem com o isolamento social, estas tem os índices de 37%, 39% e 39%, respectivamente.

As cidades que se destacam positivamente em relação ao isolamento são: Santa Cecília, Umbuzeiro e Serra Redonda com 54%, 52% e 51%, respectivamente. No entanto, todas as cidades ainda estão abaixo do nível de isolamento.

Região metropolitana de Cajazeiras – Nessa região as cidades de Triunfo, São José de Piranhas, São João do Rio do Peixe e Uiraúna apresentaram os menores índices, 36%, 39%, 40%, 40%, respectivamente.

Os melhores índices ficaram com as cidades de Cachoeira dos Índios (44%), Santa Helena (42%), Cajazeiras (42%) e Bonito de Santa Fé (41%). No entanto, todos os municípios estão muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

« Voltar

MUDANÇAS

Supremo permite foto com traje religioso em documento

DECISÃO

STF começa a analisar lei que impõe restrições para laqueadura

Veja também...

NO SERTÃO

Bandidos agridem idoso de 88 anos em assalto e acabam presos

NO SERTÃO

Debate na Câmara de Patos trata sobre autismo com foco na saúde de quem cuida

DELÍCIAS

Guia do pudim de leite condensado perfeito; saiba como fazer