Compartilhe

TJPB mantém pena de 21 anos de reclusão a homem que matou companheira a facadas em Patos

Por Celina Modesto / Gecom-TJPB    Terça-Feira, 19 de Novembro de 2019


A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba manteve sentença do Juízo da 1ª Vara da Comarca de Patos, que condenou o réu Damião Oliveira da Silva pelo crime de homicídio triplamente qualificado (artigo 121, § 2°, II, IV e VI do Código Penal c/c artigo 1°, I, da Lei n° 8.072/90). O acusado teria matado a então namorada (feminicídio) com golpes de faca peixeira, por motivo fútil e sem possibilidade de defesa da vítima. Ele foi sentenciado a 21 anos de reclusão em regime fechado. A Apelação Criminal nº 0000231-32.2018.815.0251 teve relatoria do juiz convocado Miguel de Britto Lyra Filho.

De acordo com os autos, o acusado e a vítima, Eliana dos Santos Martins, estavam na casa dela quando, de madrugada, tiveram uma discussão acalorada por causa de ciúmes, ouvida pelos vizinhos. Após a briga, o denunciado desferiu vários golpes de faca peixeira na mulher, tendo, logo em seguida, trancado a residência e fugido em uma moto. Os vizinhos acionaram a Polícia Militar e, depois de arrombar a porta da casa, encontrou a vítima já sem vida. Ainda conforme os autos, o casal, que estava junto há cerca de um ano, discutia com bastante frequência. Ela era mãe de dois filhos.

Após a sentença, o réu apelou, irresignado com a condenação. Nas razões recursais, a defesa suscitou, preliminarmente, nulidade do julgamento por ofensa às garantias constitucionais do devido processo legal e da ampla defesa na sessão do Tribunal do Júri. No mérito, caso a sentença fosse mantida, requereu o afastamento da desfavorabilidade das circunstâncias judiciais do artigo 59 do CP, com a redução da reprimenda para o mínimo legal.

Em relação à preliminar de nulidade do julgamento, na qual a defesa argumentou que a leitura de uma reportagem antes do início dos trabalhos teria prejudicado a defesa, o relator afirmou que o apelante não juntou cópia da matéria, sendo impossível analisar o seu conteúdo. No mérito, o juiz-relator Miguel de Britto disse que a existência de três qualificadoras impossibilitam a fixação da pena em patamar próximo ao mínimo. Ele também avaliou as circunstâncias judiciais.

“Dessa análise, deve ser excluído do cálculo da pena-base o vetor da personalidade. Porém, essa exclusão, per si, não tem o condão de influenciar no montante da reprimenda inicial, notadamente quando consideradas todas as demais circunstâncias valoradas em desfavor do réu (culpabilidade, conduta social, motivo, circunstâncias e consequências do crime), bem ainda as três qualificadoras (motivo fútil, dificuldade de defesa e feminicídio)”, argumentou o relator, acrescentando que, diante da inexistência de outras causas modificadoras de aumento ou diminuição da pena, não há o que ser reformado na pena definitiva.

Desta decisão cabe recurso.

« Voltar

POLÊMICA

Biden sanciona lei que proíbe TikTok nos Estados Unidos

DESTAQUE

Vila de Picotes, em São Mamede, foi ponto de passagem do Rally RN 1500

Veja também...

NO SERTÃO

Policiais militares do 3º BPM participam de instrução sobre violência doméstica

BOLADA

Corinthians tem milhões a receber de outros clubes; veja lista

DE CHEGADA

Pedro Martins deixa o Cruzeiro e é novo diretor executivo do Vasco