Compartilhe

Patos sedia Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional

Por Secom PB    Quinta-Feira, 7 de Novembro de 2019


A cidade de Patos sediou nessa quarta-feira (6) a 5ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento foi organizado pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PB), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Patos e com o Projeto de Consolidação do Sisan, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano.
 
Com o tema “Segurança Alimentar e Nutricional: direito de todas e de todos”, o evento foi realizado no Centro de Treinamento de Lideranças – CTL e reuniu diversos representantes de segmentos quilombolas, agricultores e agricultoras familiares, representantes do poder público, de organizações não governamentais e movimentos sociais, além de 90 municípios do Sertão, Alto Sertão, Vale do Piancó, Vale do Sabugi e Serra do Teixeira.
 
Na ocasião, a presidente do Consea de Patos, Valdefran Diniz, elogiou a participação massiva da sociedade civil e também falou que a conferência é de caráter popular, uma forma de resistência.
 
Após a abertura, foi feita a leitura e aprovação do regimento interno. Ainda pela manhã, foram formados grupos de trabalho para discussão dos eixos da conferência e à tarde as propostas foram apresentadas.
 
“Essa conferência é de suma importância para que possamos reivindicar os nossos direitos a uma alimentação de qualidade e livre de veneno. Mostrar a luta pela soberania alimentar, pela agricultura familiar e outras questões que estão interligadas. Então, esse momento é uma forma da sociedade civil e os governos estadual e municipal escutarem as necessidades populares”, pontuou a coordenadora do Banco de Alimentos e do PAA, Marta Suely.
 
A coordenadora do Projeto de Consolidação do Sisan na Paraíba, Ângela Carolina de Medeiros, destacou a importância da Conferência para o fortalecimento das Políticas de Segurança Alimentar: “Esse é um momento de unir forças em prol da Segurança Alimentar no Estado. Foram mais de 400 agrotóxicos aprovados só esse ano, estamos nadando contra a corrente, mas acreditamos no potencial da mobilização que hora estamos realizando. No âmbito do Projeto, estamos empenhados para sensibilizar as gestões municipais sobre a importância estratégica de aderir ao Sisan.  A adesão é fundamental para que o município consiga obter apoio técnico, orçamentário e político para operacionalização dapolítica de segurança Alimentar localmente. Esse momento da conferência é oportuno para reforçarmos esse diálogo”, ressaltou.
 
Ao final foram eleitos delegados que representarão os municípios na Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada nos dias 21 e 22 de novembro, em João Pessoa.

« Voltar

ABSURDO

Mulher é submetida a cirurgia cesariana sem estar grávida no RN

MAIS EDUCAÇÃO

Escola Pública de Trânsito de Patos leva boas práticas com o Projeto Agente de Trânsito Mirim

Veja também...

BRASILEIRÃO

Escalação do Flamengo: time terá volta de titulares contra o Botafogo

NO SERTÃO

Homem é preso por estuprar a sobrinha durante cinco anos; vítima tem HIV após abusos

POLÊMICA

John Textor é suspenso por 45 dias e multado em R$ 100 mil pelo STJD