Compartilhe

UPA do Monte Castelo de Patos pode se transformar em PA Maria Marques

Por Assessoria    Terça-Feira, 18 de Junho de 2019


Secretários municipais de saúde da reigonal Patos compareceram a uma reunião extraordinária ocorrida na sede da 6ª Gerência, na tarde desta segunda-feira 17, para discutir a resolução nº 51/2019 da CIRs – Comissão Intergestores Regional do Sertão, que dispõe sobre a proposta de readequação da UPA do Monte Castelo, a qual passaria a ser o PA - Pronto Atendimento Maria Marques. O PA, que hoje funciona no bairro Jatobá, não possui estrututura adequada para atender a grande demanda que depende de seus serviços.

Os gestores municipais discutiram e aprovaram a resolução, que será encaminhada à CIB – Comissão Intergestores Bipartite (Estado) para que, se aprovada, possa ser levada para apreciação no âmbito federal. Essa readequação, com transferência dos serviços do Maria Marques para outro local, no caso a UPA, está prevista no decreto nº 9.380/2018 do Ministério da Saúde. A obra, que vinha sendo tocada pela Compac Engenharia, foi cancelada em 2015. De lá pra cá a construção da UPA ficou paralisada.

Levantamento feito em 2015 mostrou que havia a necessidade de aproximadamente R$ 450 mil para conclusão da UPA, mas, devido o abandono de quatro anos, houve depreciação da obra, que teve, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, roubos de esquadrias, bancadas de granito e de fiação elétrica, dentre outros prejuízos para o erário público.

Caso ocorra a aprovação da transferência, será instuida uma comissão para acompanhar a readaquação em todo seu processo. A Prefeitura de Patos apresentará, nos documentos a serem entregues ao Ministério da Saúde solicitando a transfência do Maria Marques para a UPA 24hs, dentre outros, relatório demonstrativo da situação atual do prédio, inclusive com fotos, planilha dos recursos investidos no prédio até a data de publicação do Decreto nº 9.380 (maio de 2018), o termo de pactuação aprovado pela CIB e o pleito que foi submetido ao Conselho Municipal de Saúde.

« Voltar

POLÊMICA

Biden sanciona lei que proíbe TikTok nos Estados Unidos

DESTAQUE

Vila de Picotes, em São Mamede, foi ponto de passagem do Rally RN 1500

Veja também...

NO SERTÃO

Policiais militares do 3º BPM participam de instrução sobre violência doméstica

BOLADA

Corinthians tem milhões a receber de outros clubes; veja lista

DE CHEGADA

Pedro Martins deixa o Cruzeiro e é novo diretor executivo do Vasco