Compartilhe

Polícia Civil prende onze pessoas por furto de energia no Sertão

Por Redação 40 Graus    Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019


Onze pessoas foram autuadas e presas em flagrante por furto de energia nos municípios de Catolé do Rocha, São Bento e Paulista, Sertão da Paraíba. A operação iniciou na segunda-feira (13) e seguiu até esta terça (14). Ela foi realizada pela Energisa, pela Polícia Civil e o Instituto de Polícia Científica.

De acordo com a Energisa, a perda de energia nos três municípios soma 14,5 MWh, o que equivale a uma perda de faturamento de R$ 7 milhões por ano. Segundo o órgão, a energia seria suficiente para atender 5,5 mil unidades consumidoras por um ano, o que equivale ao município de Brejo do Cruz, por exemplo.

A ação, que teve como algo principalmente unidades comerciais e residenciais de grande porte, foi desenhada após denúncias de clientes da região e estudos realizados pelo Centro de Inteligência da Energisa.

Os responsáveis devem responder criminalmente pelo delito, já que o crime de furto de energia é previsto no Código Penal, no art. 155 e art. 171, onde prevê uma pena de até cinco anos de reclusão e multa.

Apenas em 2018, mais de 10.000 unidades consumidoras na Paraíba foram fiscalizadas e 113 foram autuadas e presos com o apoio da polícia civil e o IPC.

Gerente do departamento de combate a perdas, Daniel Andrade afirma que o furto prejudica toda a população. “O Governo do Estado deixa de arrecadar em função do furto de energia mais de R$ 35 milhões de ICMS. A população perde com isso, uma vez que os valores poderiam ser revertido em infraestrutura básica, como saúde e educação, por exemplo”.

Para denunciar o furto de energia, de forma rápida e anônima, a população pode entrar em contato com a Energisa através do call centre 0800 083 0196, site, whatsapp 83 99185-3738, aplicativo Energisa On ou na Agência de Atendimento da sua cidade.

« Voltar

MELHORIAS

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

MAIS SAÚDE

Mutirão em Patos realiza 40 cirurgias odontológicas em apenas um dia

Veja também...

PESQUISA

Procon/Patos vai verificar porque preço dos combustíveis aumentou

OPORTUNIDADE

Saiba como emitir Nova Carteira de Identidade Nacional gratuitamente na Paraíba

DESENVOLVIMENTO

Prefeitura de São Mamede faz a doação de mudas de pitaia para o cultivo no Presídio de Patos