Compartilhe

Cultura Inglesa lança exposição fotográfica “Preservar é Cultura” sob os olhares do fotógrafo Pr. John P. Medcraft

Por Vicente Conserva    Sábado, 11 de Novembro de 2017


Um lugar rico em natureza, de preservação total, sob os olhares de um fotográfico apaixonado por pássaros, outros animais e tudo que há de mais belo na natureza. O lugar ao qual nos referimos é aqui bem pertinho de nós, na Reserva Verdes Pastos, em São Mamede-PB. O apaixonado pela natureza é o pastor John Philip Medcraft que lança, pela primeira vez, uma exposição de sua obra fotográfica a partir deste sábado(11), às 19h.

O lançamento da exposição faz parte da campanha da Cultura Inglesa 2018 cuja exposição vem com o tema: “Preservar é Cultura”.

A obra deve reunir, claro, não apenas as fotos feitas na Reserva, mas a fauna e a flora de inúmeros lugares percorridos pelo autor que é um apaixonado por natureza e que usa a fotografia como forma de mostrar os encantos da natureza que devem ser preservados.

Diferentes olhares e aspectos de um fotógrafo poderão ser apreciados a partir deste sábado quando será oferecido um coquetel reservado à imprensa, inicialmente, no auditório da Cultura Inglesa.

As pessoas, posteriormente, poderão observar a vida selvagem, os pássaros e outros animais que para muitos, talvez, não façam da vida civilizada. As fotos mostram que é possível fazer uma observação de aves no meio da natureza, sem que seja preciso agredi-las, até por que, preservar é preciso.

As aves são animais bípedes, vertebrados, ovíparos e homeotérmicos. Possuem penas, bico e ossos pneumáticos. Existem cerca de 10 mil espécies de aves (catalogadas). Elas variam de acordo com o tamanho, cor e comportamento. Habitam todos os continentes do planeta Terra. E pode ter certeza que boa parte delas já foi clicada pelas lentes do pastor John.

Os encantos da Reserva Verdes Pastos, encravada na nossa caatinga, semiárido nordestino é um deleite para quem gosta de apreciar a natureza, agora sob um novo olhar: as lentes mágicas do pastor John.

Pastor é daquele tipo de fotógrafo que gosta de registrar as belezas e expo-las ao público na sua página da Reserva guardada só para os admiradores da natureza.

Em um desses registros ele observara a presença de um animal pouco conhecido de muitos:“Timbu (Didelphis albiventris) que fotografei na Reserva. É um marsúpio - isto é - tem uma bolsa ventral onde se encontram as mamas e onde os filhotes vivem durante parte de seu desenvolvimento inicial, registrou ele.

Em outro momento ele celebra: “Um casal de Casaca-de-couro-da-lama (Furnarius figulus) que eu distingo da Casaca-de-couro-amarelo (Furnarius leucopus) pela cor das pernas, mas são muito parecidas e ambas as espécies tem na Reserva sempre. Estas duas espécies são confundidas na nossa região com o João-de-barro (Furnarius rufus) que na realidade não existe na Paraíba, mas a F. leucopus também faz ninho de barro, que sempre vejo na Reserva”.

A exposição será aberta ao público, a partir desta segunda-feira(13), no auditório da Cultura Inglesa, na Av. Rio Branco, bairro Brasília, em Patos-PB.

 

« Voltar

TRAGÉDIA

Sobe para 83 número de mortes no Rio G. do Sul pelas fortes chuvas

DESENVOLVIMENTO

Obras do Centro de Comercialização de Animais de Patos estão em fase de conclusão

Veja também...

SUCESSO

Corrida do Trabalhador em Patos atrai 400 inscritos e se consolida como destaque no Estado

NA PARAÍBA

Vigilância vai coibir uso de cigarro eletrônico em eventos na Paraíba

TRAGÉDIA

Sobe para 83 número de mortes no Rio G. do Sul pelas fortes chuvas