Compartilhe

Ministério da Saúde suspende recursos do SAMU/Regional Patos enviados a 4 cidades

Por Redação com Patos Online    Sexta-Feira, 13 de Julho de 2018


Através do Diário Oficial da União, pelo Gabinete do Ministro e do próprio Ministério da Saúde (GM/MS), com portaria 2044, de 5 de julho de 2018, foram suspensos os recursos financeiros enviados para várias cidades que dispõem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atendidos pela regional de Patos.

Os recursos são do custeio mensal do SAMU 192. As cidades de Passagem, Condado, São José do Bonfim e São José de Espinharas, todas ligadas ao SAMU/Regional Patos, não receberão os R$ 157.500,00 (para cada uma), mensais, por falta de informações da produção no atendimento e por irregularidades no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

A mesma portaria deu um prazo de 6 meses para que o órgão regularize as informações. Até agora, a Secretaria de Saúde de Patos não se pronunciou.

O prefeito da cidade de Condado, Caio Paixão, lamentou profundamente a situação e disse que ela é em decorrência de falta de acordo com a Prefeitura Municipal de Patos, que, de acordo com Caio, vem dificultando o funcionamento do SAMU nas cidades da regional. “Tivemos várias reuniões no Ministério Público para resolver o impasse, mas até agora não houve acordo”, disse Caio.

Vereadores formalizam denúncia contra Secretaria de Saúde de Patos por não realizar repasse do SAMU

No início de junho a vereadora Lidiana Rodrigues (PTB), da cidade de Malta, esteve no Ministério Público Federal (MPF) para denunciar a falta de repasses por parte da Secretaria de Saúde do Município de Patos para as cidades vizinhas que sediam bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A vereadora esteve acompanhada também por vereadores das cidades de Vista Serrana e Teixeira que se queixam da mesma situação. De acordo com os parlamentares, a Secretaria de Saúde do Município de Patos vem recebendo recursos do Ministério da Saúde para o SAMU de Patos e região, porém, vem retendo os valores em Patos e não repassa para que as cidades possam organizar o serviço

A vereadora Lidiana disse os recursos não vem sendo repassados para o Município de Condado que atende as cidades de Malta e Vista Serrana.

Em abril passado, secretários de saúde dos municípios da região de Patos se reuniram para solicitar uma auditoria na secretaria de Patos, pois, desde janeiro do ano passado o município de Patos não vem cumprindo o que foi pactuado em exames de imagem, gerando grande demanda reprimida dos usuários, que não tiveram acesso nesse período às consultas. Os gestores alegam que foram diversas iniciativas para a resolução do problema sem que houvesse interesse da administração patoense.

« Voltar

DESTAQUE

Vila de Picotes, em São Mamede, foi ponto de passagem do Rally RN 1500

PROGRESSO

Intensificados em Patos serviços de galeria e tapa-buracos

Veja também...

INSATISFEITO

Compositor de 'Casca de Bala' se arrepende de ter vendido hit para Thullio Milionário

LIBERTADORES

Palmeiras renasce de jeito improvável em virada na Libertadores; análise

NO SERTÃO

Presa dupla que assaltou comerciante na Zona Rural de Princesa Isabel