Compartilhe

Eclipse lunar parcial será visto em toda a Paraíba nesta terça-feira

Por Jornal da Paraíba    Terça-Feira, 16 de Julho de 2019


No início da noite esta terça-feira (16), ocorrerá um eclipse lunar parcial – quando Sol, Terra e Lua se alinham e nosso planeta faz sombra sobre o satélite. O fenômeno poderá ser visto em todo o Brasil, inclusive na Paraíba. Para não perder nenhuma fase do eclipse, a recomendação da Associação Paraibana de Astronomia é procurar um local que tenha visibilidade para o Leste, onde a Lua irá nascer. No litoral, a praia é sempre uma boa opção.

Quem estiver em João Pessoa, a Associação Paraibana de Astronomia vai montar uma estrutura especial com telescópios na praça de alimentação do Mag Shopping para que o público contemple o espetáculo. O evento será iniciado às 17h desta terça-feira e é gratuito e aberto para todas as idades.

A Associação orienta que os eclipses lunares não dependem de equipamentos sofisticados para observação e podem ser contemplados a olho nu com segurança. Mas quem tiver a oportunidade de observar um eclipse através de um telescópio ou até mesmo de um binóculo, poderá acompanhar os detalhes da sombra da Terra avançando sobre as crateras lunares.

Eclipse Lunar

Um eclipse lunar ocorre quando a Lua é ocultada totalmente ou parcialmente pela sombra da Terra. Para isso, é preciso ocorrer um alinhamento entre Sol, Terra e Lua, estando a Terra entre os outros dois. Devido à inclinação do plano orbital da Lua em relação ao da Terra, os eclipses são pouco frequentes, pois só ocorrem quando a Lua cruza o plano orbital da Terra em alinhamento com o Sol. Este eclipse do dia 16 será parcial porque o alinhamento entre eles não será perfeito e com isso, a Lua não será totalmente encoberta pela sombra da Terra. Na fase máxima do eclipse, a Lua estará 65% encoberta.

As fases do eclipse (para João Pessoa)

  • 17:12 – A Lua nascerá* no horizonte leste já parcialmente encoberta pela sombra da Terra
  • 18:30 – Fase máxima do eclipse: a Lua estará 65% encoberta pela sombra da Terra
  • 19:59 – Fim do eclipse parcial: a Lua sai totalmente da sombra da Terra

* Para locais mais a oeste de João Pessoa, a Lua demora uns minutos a mais para nascer.

Jejum de eclipses

Após o eclipse dessa terça-feira, aqueles gostam de acompanhar os fenômenos celestes entrarão em um longo jejum de eclipses. Este será o último eclipse de 2019 e 2020 será um ano sem eclipses para a Paraíba. O próximo ocorrerá apenas na madrugada de 19 de Novembro de 2021 e será um eclipse parcial da Lua.

« Voltar

POLÊMICA

Biden sanciona lei que proíbe TikTok nos Estados Unidos

DESTAQUE

Vila de Picotes, em São Mamede, foi ponto de passagem do Rally RN 1500

Veja também...

NO SERTÃO

Policiais militares do 3º BPM participam de instrução sobre violência doméstica

BOLADA

Corinthians tem milhões a receber de outros clubes; veja lista

DE CHEGADA

Pedro Martins deixa o Cruzeiro e é novo diretor executivo do Vasco