Compartilhe

Cai o número de óbitos de idosos por Covid-19 em Patos após vacinação

Por Vicente Conserva - 40 Graus    Terça-Feira, 18 de Maio de 2021


A campanha de vacinação contra a Covid-19 no Brasil teve início no dia 17 de janeiro. Profissionais de saúde e idosos com mais de 90 anos estavam entre os primeiros beneficiados.

Quatro meses depois, a faixa etária de imunização caiu ainda mais e, em Patos, está entre 55 e 59 anos. E é a partir daí que a vacinação começa a apresentar sinais concretos de alento entre a geração mais antiga de Patos e do Brasil.

É visível que o número de internações e mortes de idosos com mais de 60 anos vem caindo ao passo que essa população foi ou ainda está sendo vacinada, já que muitos idosos com mais de 60 anos, mais atrasados, ainda carecem da segunda dose da Coronavac.

A diminuição nas internações hospitalares de idosos com 80 anos ou mais de idade é flagrante no Complexo Hospitalar Regional, bem como a média de óbitos, mês a mês do período analisado pós início da vacinação, ficando ainda mais fácil fazer uma relação direta com a vacinação.

vacinacao_covid-19

Segundo dados de acompanhamento do Portal 40 Graus junto às secretarias de Saúde do Municípío e Estado, entre os meses de fevereiro e maio, é possível perceber que o número de óbitos de pessoas com 80 anos acima e na faixa etária entre 60 e 79 anos, caiu ao passo que a vacinação foi avançando nestas faixas etárias. Veja:

Em fevereiro ainda no início da vacinação de idosos, das 15 mortes em Patos 14 foram de pessoas acima de 64 anos, o que representa 93,33%. No entanto, 5 foram idosos com idade entre 81 e 92 anos, e mais 5 entre 71 e 77 anos. Cerca de 33% para cada grupo analisado.

Já no mês de março, das 32 mortes registradas pela doença, o pior mês em termos de mortes após um ano de pandemia, 18 delas foram de pessoas com mais de 60 anos (56,25%), porém, apenas 6 foram de idosos acima dos 80 (18,75%).

Em abril, das 11 mortes computadas, 8 foram de pessoas com mais de 60 anos, mas cinco com mais de 80 (45,45%). Foi o mês que na sequência da vacinação destoou dos números decrescentes.

Mas é no mês de maio que vemos números mais animadores. Dos 9 óbitos confirmados, nenhum foi de pessoas acima de 80 anos e apenas três de pessoas entre 64 e 67 anos.

vacina-jp-ufpb

Ainda não se sabe ao certo quando a vacinação da população irá apresentar um impacto forte sobre os efeitos da pandemia do novo coronavírus no Brasil e, mais especificamente, em Patos. Seja porque o ritmo da imunização ainda é muito lento, seja porque as variantes do novo coronavírus acabaram por ampliar os casos, hospitalizações e óbitos entre pessoas mais jovens, é difícil fazer previsões acerca de quando as curvas de infecção e óbitos irão despencar para não subir novamente.

A redução percebida até o momento ainda é pequena e não se pode determinar com 100% de certeza que se deu em razão da vacinação. No entanto, ela ocorreu no pior momento da pandemia, em que todos os indicadores aumentavam significativamente.

Além dos óbitos, outro indicador também apresenta queda desde que os idosos começaram a ser imunizados em Patos. As hospitalizações apontam para uma diminuição no número de manifestações graves da doença em idosos, um dos principais focos das vacinas.

Até a sexta-feira (14 de maio), a Prefeitura de Patos já tinha administrado 88,6 % das doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas este ano.

Esse percentual representa um total de 26.738 doses, das 30.164 que já foram recebidas do Governo Federal, via Governo do Estado.

O vacinômetro lançado foi produzido com base nos dados cadastrados no Portal do Ministério da Saúde, até o dia 13 de maio de 2021.

« Voltar

DESTAQUE

Vila de Picotes, em São Mamede, foi ponto de passagem do Rally RN 1500

PROGRESSO

Intensificados em Patos serviços de galeria e tapa-buracos

Veja também...

NO SERTÃO

Dia D de Proteção Animal: Prefeitura de Patos promove evento nesta sexta-feira (26)

NA PARAÍBA

Advogado é preso no Sertão em operação do Gaeco acusado de fraudar liberações de membros de facções

BRONCA

Cehap se pronuncia após invasão de apartamento à venda no São Judas Tadeu, em Patos