Compartilhe

A mentira da mentira: Fake News são usadas para levar boatos sobre o São João e para atribuir culpas pelos boatos

Por Redação 40 Graus    Sexta-Feira, 20 de Abril de 2018


A guerra de Fake News tomou conta das redes sociais em Patos nesta quinta-feira(19). Pela manhã surgiu um post falso atribuído a Prefeitura de Patos afirmando que o São João da cidade estaria suspenso por causa de uma ação na Justiça.

Horas depois, setores da administração trataram de espalhar que o post se tratava de uma Fake News.

Até o prefeito de Patos, Dinaldo Filho, gravou um vídeo afastando tais boatos de que o São João da cidade estaria suspenso. O gestor confirmou, por meio de um vídeo, a realização do evento que acontecerá do dia 19 ao dia 24 de junho.

De acordo com Dinaldinho, no dia 2 de maio um anúncio deve ser feito com todas as atrações do São João que promete ser “o maior do Brasil”.

Momentos depois, pessoas ligadas à administração municipal trataram de espalhar rapidamente no Whatsapp e Facebook possíveis posts de conversas atribuídas a pessoas da oposição como forma de culpa-los.

Imediatamente o golpe foi acusado e ficaram comprovadas que tais conversas foram montadas através de um aplicativo de montagens de conversas de Whatsapp. O Fake News também fora utilizado para disseminar atribuições a oposição.

Quem montou as conversas esqueceu de colocar os horários dos posts de forma cronológica e as horas ficaram todas elas atrapalhadas.

Um post é supostamente colocado às 8h43. Só a sequência da conversa a hora regride para 7h43 e de o relógio adianta para 7h44.

Os especialistas em redes sociais logo identificaram que as montagens tinham intenção certa: achar possíveis culpados pelos boatos. “Montagem clara e mal feita”, disse um especialista em informática.

O próprio divulgador das supostas descobertas da conversa também é um Fake de um perfil no Facebook.

O que ninguém sabe até agora na cidade é quem teria a intenção de montar toda essa farsa seja para atrapalhar o evento ou para acusar quem quer que seja.

Alguns interlocutores políticos atribuíram a pessoas do próprio governo que tiveram esta ideia para mudar o foco das inúmeras questões negativas que atingem o governo durante a semana e os últimos dias. Ou seja, a trama teria partido de dentro do próprio governo. O que também não fica comprovado.

O que mais chamou atenção foi a rapidez de milésimos de segundos com que as postagens com gráficos e montagens aparecem nas redes sociais. Para especialistas em informática, isto só é possível tendo sido tudo preparado e montado em tempo hábil.

 

« Voltar

DESTAQUE

Vila de Picotes, em São Mamede, foi ponto de passagem do Rally RN 1500

PROGRESSO

Intensificados em Patos serviços de galeria e tapa-buracos

Veja também...

NO SERTÃO

Dia D de Proteção Animal: Prefeitura de Patos promove evento nesta sexta-feira (26)

NA PARAÍBA

Advogado é preso no Sertão em operação do Gaeco acusado de fraudar liberações de membros de facções

BRONCA

Cehap se pronuncia após invasão de apartamento à venda no São Judas Tadeu, em Patos