Compartilhe

Índia anuncia a variante Delta Plus, 'mais transmissível e forte'

Por Estado de Minas    Terça-Feira, 22 de Junho de 2021


O Ministério de Saúde da Índia anunciou, nesta terça-feira (22/6), a existência de uma nova variante do coronavírus, causador da COVID-19. Trata-se da chamada Delta Plus, uma mutação da variante do vírus chamada de Delta, que, atualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), já circula em 92 países.

Segundo o Insacog, consórcio de 28 laboratórios do Ministério da Saúde e Bem-estar Familiar da Índia responsável pelo alerta, a nova cepa foi encontrada em três distritos do país. 

Segundo informações divulgadas pelo governo da Índia, o Insacog foi responsável pelo sequenciamento genômico da variante e também por informar a tempo sobre a descoberta da nova cepa.

Entre as características da Delta Plus estão: “aumento da transmissibilidade, ligação ainda mais forte dos receptores com as células do pulmão e possível redução monoclonal da resposta do anticorpo”, diz a nota. 

Ainda conforme o Ministério de Saúde da Índia, as medidas apropriadas foram tomadas pelos estados e as autoridades públicas locais foram orientadas a seguirem as medidas preventivas já adotadas no controle da pandemia, porém, de forma ainda mais incisiva. 

“Os secretários e chefes de estado foram aconselhados a tomar medidas de confinamento imediato, evitando aglomerações, promovendo testagem generalizada e rápida movimentação de vacinas nas bases prioritárias”, afirma a nota. 

As pessoas que testaram positivo para a nova cepa no país foram enviadas imediatamente para clínicas epidemiológicas para melhor atendimento. O mesmo protocolo deve ser seguido em novos casos da variante.

« Voltar

HOMENAGEM

Hospital de Trauma de Patos se chamará médico José Tota

TRABALHO

Receita de Patos recebe doação de equipamentos eletrônicos

Veja também...

VIOLÊNCIA

[VÍDEO] Jovem armado é executado por dupla com cerca de 16 tiros no bairro 7 Casas, em Patos

NO SERTÃO

PRF e SEFAZ-PB apreendem dois caminhões com cargas sem nota fiscal em São Mamede

INVESTIGAÇÃO

Deputados se recusam a relatar caso contra Brazão no Conselho de Ética