Compartilhe

Paraíba tem a menor taxa de mortalidade infantil do Nordeste

Por Portal Correio    Quarta-Feira, 18 de Julho de 2018


Dados do Ministério da Saúde (MS) mostram que a Paraíba possui a menor taxa de mortalidade infantil entre os estados do Nordeste. Entre os estados brasileiros com menor índice, a Paraíba se destaca em nono lugar, apresentando melhores resultados que a média nacional. No período de 2010 a 2016, a Paraíba apresentou uma redução de 13% da taxa de mortalidade infantil (TMI), sendo o estado nordestino com o menor índice. São 12,64 óbitos para cada 1.000 nascidos vivos. Em 2016, após 26 anos em queda, a taxa no Brasil voltou a subir.

De acordo com Diana Pinto, chefe da Gerência Operacional de Resposta Rápida, setor que acompanha os indicadores de saúde na Secretaria de Estado da Saúde (SES),  assim como em todo o país, houve um crescimento no ano de 2016, “parte ocasionado pela epidemia de Arboviroses e o surgimento do Zika Vírus”, explicou.

Segundo a secretária de Estado da Saúde da Paraíba, Claudia Veras, o indicador de mortalidade infantil é um indicador clássico que avalia qualidade de atenção à saúde e qualidade de vida da população. “As maiores e mais drásticas reduções se deram numa época em que a mortalidade infantil tinha um componente muito forte de doenças de origem infectocontagiosas. Hoje a gente tem outro perfil de mortalidade infantil, onde o componente neonatal é mais associado, por exemplo, às doenças congênitas, tem a prematuridade, e aí é mais difícil de ter um impacto nas reduções mesmo”, finalizou.

« Voltar

CONFUSÃO

Gabinete de Josmá é fiscalizado após denúncia de ter assessor fantasma e parlamentar alega invasão

NO SERTÃO

Debate na Câmara de Patos trata sobre autismo com foco na saúde de quem cuida

Veja também...

NA PARAÍBA

Assaltantes sofrem acidente durante fuga e morrem após assaltarem militar no Conde

EXPECTATIVA

Presidente da Petrobras descarta aumento de preços dos combustíveis

DECIDIDO

Juiz aceita pedido e padre Egídio de Carvalho vai cumprir prisão domiciliar