Compartilhe

CRO-PB interdita Centro de Especialidades Odontológicas de Patos por falta de condições de funcionamento

Por Vicente Conserva - 40 Graus    Quinta-Feira, 16 de Maio de 2019


O Conselho Regional de Odontologia da Paraíba interditou eticamente o Centro de Especialidades Odontológicas de Patos, ao realizar fiscalização na tarde desta quinta-feira(16). O caos instalado no órgão municipal foi denunciado um dia antes pelo Portal 40 Graus e o CRO-PB ao tomar ciência da denúncia, determinou uma inspeção urgente.

A representante do Conselho, Débora Ellen Freire, foi a responsável pela fiscalização que constatou todas as denúncias feitas pelos funcionários através do 40 Graus.

Na última sexta-feira(12), uma servidora ficou presa na tomada ao levar um choque elétrico ao tentar desligar o compressor, que é o coração do consultório dentário. A servidora contou aos colegas que tentou gritar por eles para ajudá-la, mas não conseguia. “Mas graças a Deus ela conseguiu sair. Foi Deus mesmo, pois ela ficou uns segundos pregada na tomada”, disse uma amiga de trabalho.

A situação do CEO é de completo abandono, segundo relatou os servidores a nossa reportagem. O local apresenta diversos problemas, principalmente quando chove, como goteiras que inundam todos os ambientes, praticamente. “Sem manutenção, a água está dando retorno, e pinga fora do lugar certo”, revelou uma servidora.

O CRO constatou ainda que os quatro consultórios apresentam infiltrações e problemas e má conservação, ou seja, não tem condições alguma dos profissionais realizarem seu trabalho de forma digna. Eles colocam baldes para aparar a água dos ar condicionados. As paredes têm deterioração.

De acordo com o auto de infração lavrado pelo CRO, o órgão não tem condições de atendimento, pois as péssimas condições físicas estão coloando em risco a saúde da população e ferindo os princípios do Código de Ética dos Odontólogos.

A partir desta quinta-feira, os profissionais odontólogos estão impedidos de trabalharem até que as irregularidades sejam sanadas.

WhatsApp Image 2019-05-16 at 17.26.58

Os funcionários contaram ainda que há meses os aparelhos de ar condicionados do CEO estão com problemas. Há mais de 2 anos sem manutenção, e a última foi feita na gestão de Francisca Mota, quando a coordenadora era Dona Graça. Segundo eles, nada faltava.

Nesta quinta-feira, aopós a denúncia do 40 Graus, os servidores tiveram outra surpresa. Uma das luminárias começou a sair fumaça, causando um sério risco de incêndio. Foi preciso desligar a chave geral do prédio. O fato foi constatdo pelo CRO.

A denúncia é que o atual diretor, que assumiu na gestão de Dinaldinho, parece não querer resolver, pois teria ordenado a ligar o interruptor com um cabo de vassoura

Outro problema é com as portas que estão quebradas. “As duas portas de entrada são de vidro e estão quebradas vai fazer aniversário de ano. Corre o risco de alguém se machucar se o vidro quebrar com as pancadas quando fecha. Está sem a mola então as pessoas que não sabem soltam e ela bate com força”, contou outra servidora.

Ela disse que o CEO nunca tinha ficado nesse estado que se encontra hoje. “Falta quase tudo. As vezes os próprios funcionários leva material de limpeza de casa”, denunciou outra.

Os servidores ainda informaram que no CEO também funciona o setor de marcação de consultas, e até esta terça-feira estava sem internet por falta de pagamento.

O secretário de Saude de Patos, Umberto Joubert, em contato com o 40 Graus, revelou que juntamente com o vereador Ferré Mexixe, fez uma visita ao local e que de fato o órgão não tem condições de atendimento. “Infelizmente essa foi a realidade encontrada por nós ao assumirmos o cargo dias atrás. Não sei como o CEO vinha funcionando este tempo todo desta forma”, disse ele.

Joubert disse que autorizou a procura, imediata, por outro local para funcionar o CEO e fazer a adequação necessária, uma vez que o atual prédio não apresenta mais nenhuma condição de funcionamento.

O Secretário de Saúde ainda disse que verificou que as partes hidráulica, elétrica e estrutural estão comprometidas. “A Prefeitura irá tomar as devidas providências para evitar todo e qualquer dano aos profissionais e usuários do sistema. Não podemos colocar em risco a população, muitos menos os profissionais que devem trabalhar de forma digna e segura”, ressaltou ele.

O secretário de Saude, Umberto Joubert, informou pela manhã de hoje(17) que a secretaria está adotando as seguintes medidas:

- Novo local e adequação do local

- Jurídico para ser desinterditado parcialmente, já que a sala onde teve o ocorrido, já estava isolada

- Parte Hidráulica, elétrica e estrutural, sendo revista AGORA pela manhã , para não parar 100% é o principal, sem riscos para população

-Após isso, solicitar avaliação dos bombeiros 🧯

« Voltar

DESTAQUE

Vila de Picotes, em São Mamede, foi ponto de passagem do Rally RN 1500

PROGRESSO

Intensificados em Patos serviços de galeria e tapa-buracos

Veja também...

NO SERTÃO

Dia D de Proteção Animal: Prefeitura de Patos promove evento nesta sexta-feira (26)

NA PARAÍBA

Advogado é preso no Sertão em operação do Gaeco acusado de fraudar liberações de membros de facções

BRONCA

Cehap se pronuncia após invasão de apartamento à venda no São Judas Tadeu, em Patos