Compartilhe

Chuvas chegam ao Sertão da Paraíba antes do período normal

Por Portal Correio    Sexta-Feira, 11 de Janeiro de 2019


O período chuvoso do Sertão, Alto Sertão, Cariri e Curimataú paraibano só começa em fevereiro. Porém, essas regiões já estão registrando chuvas. De acordo com a meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Marle Bandeira, é normal que haja essas precipitações neste período, o qual ela chamou de “pré-chuvoso”.

Ainda de acordo com Marle, o período em que mais chove no Litoral, Brejo e Agreste é entre abril e julho. Porém, ela explica que isso não significa que não possa chover fora deste período. Ela explicou o porquê desta diferença entre as regiões.

“Na Paraíba há dois regimes de chuvas. São os sistemas meteorológicos que atuam em épocas diferentes. Para o período de fevereiro a maio, a maior responsável por chuvas é a zona de convergência intertropical, que atinge a região do semiárido e o norte do Nordeste”, explicou.

Média de chuvas

Marle explicou ainda que cada região tem sua própria média pluviométrica. De acordo com um relatório divulgado pela Aesa no fim do ano passado, a expectativa é que as chuvas fiquem dentro do esperado.

Ela ressaltou, porém, que um novo relatório será feito até o fim deste mês e que poderá apontar um novo panorama para o período de fevereiro a maio.

« Voltar

IMORAL

Paraíba tem 26 grandes obras paradas no valor de R$ 172 milhões

IMPASSE TOTAL

Projeto que desafeta terreno para instalação da Renault é retirado de pauta; Patos pode perder 30 empregos

Veja também...

SOLITÁRIA

Paraibana Gkay recusa ajuda de Pedro Bial para ‘arranjar’ namorado

NA PARAÍBA

Sancionada lei que proíbe corte de energia, água e telefonia nos finais de semana e feriados

NO BOLSO

Servidores efetivos de Patos receberão primeira parcela do 13º salário na segunda semana de julho