Compartilhe

Açude de Boqueirão, na PB, aumenta 7 cm na lâmina d’água e volume passa de 58%, diz Dnocs

Por G1 Paraíba    Quarta-Feira, 25 de Março de 2020


A lâmina d'água do Açude Epitácio Pessoa, no município de Boqueirão, Cariri da Paraíba, aumentou 7 cm, entre a terça-feira (24) e as primeiras horas desta quarta-feira (25), segundo dados divulgados pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs-PB). De acordo com o levantamento, foi registrado um aporte de 2.186.503 m³ de água, o que levou o reservatório a atingir 58,94% da capacidade total.

Segundo os dados do Dnocs, no período de 1 a 25 de Março, o açude teve um aumento de 7,96 metros na lâmina, um aporte hídrico de 174.533.810 m³.

De acordo com especialista em recursos hídricos Isnaldo Cândido, faltam menos de cinco metros de aumento na lâmina d'água para que o reservatório transborde. O reservatório recebeu recargas de água após fortes chuvas que atingiram mananciais localizados no Cariri paraibano, que abastecem o Epitácio Pessoa.

Desde 2013 o açude não atingia metade da capacidade total. Em 2017, o açude de Boqueirão chegou a atingir 2% da capacidade total. Atualmente o reservatório abastece Campina Grande e outros 19 municípios.

« Voltar

NO SERTÃO

Homem morre dentro de clínica ao sofrer parada cardíaca, em Patos

NO SERTÃO

Entidades pedem reabertura do Comércio de Patos

Veja também...

NO SERTÃO

PRF recupera em São Mamede, veículo roubado em Campina; um dos acusados é preso em Patos

SOLIDARIEDADE

Marília Mendonça anuncia doação de R$ 50 mil para o Hospital Universitário de João Pessoa

MUDANÇAS

CBF não garante pontos corridos no Brasileirão 2020, diz jornalista