Compartilhe

Chove mais de 130mm em São Mamede e em outras cidades do Vale

Por Redação 40 Graus com Folha Patoense    Domingo, 17 de Fevereiro de 2019


Os últimos dois dias foram de muita chuva no Vale do Sabugí da Paraíba, Região Metropolitana de Patos. A região que sofre com a estiagem constante, agora se alegra com a chegada das chuvas que banham diversas comunidades. E a tarde deste sábado foi de muita precipitação pluviométrica em diferentes cidades como São Mamede, Santa Luzia e São José do Sabugí.

Veja abaixo os índices nos enviado pelo nosso colaborador Almir Gomes de Santa Luzia deste sábado:

No Sítio Barra choveu 87mm.

No Sítio Olho D’água Grande choveu 65mm.

No Sítio Pinga choveu 80mm.

No Sítio Tamarina choveu 90mm.

No Sítio Saco dos Goitis choveu 35mm.

Na região de Oncinha, em cima da serra, choveu 100mm.

O Rio do Saco, que deságua no Açude José Américo, em Santa Luzia, está em cheia. O Açude José Américo, também conhecido como Açude Novo, é um dos mananciais que abastecem Santa Luzia.

Já em São José do Sabugi, na Comunidade Riacho da Serra o rio que desagua no açude que abastece a cidade já corre água com grande vazão após as chuvas de sexta-feira(15) e sábado(16), como mostra o vídeo.

São Mamede também registrou chuvas nas ultimas 48 horas. Choveu 130mm em São Mamede, neste sábado, segundo informações da Prefeitura. Na Reserva Verdes Pastos, zona rural do município, choveu 62 mm, segundo informações do Pastor John Philip Medcraft.

A chuva em São Mamede foi acompanhada por ventos e provocou alguns problemas pela cidade, como alagamentos e destelhamentos em residências.

O açude "Novo" como é mais conhecido pela população de São Mamede, no Vale do Sabugi da Paraíba, iniciou o mês de fevereiro com o volume de água em 2,35%.

O manancial tem capacidade de armazenamento de quase 16 milhões de metros cúbicos de água, no entanto, acumula apenas 371 mil m³ de água, segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).

O município de São Mamede e as cidades de Santa Luzia, Várzea e São José do Sabugi são abastecidos pelo sistema adutor Coremas/Sabugi.

« Voltar

POLÊMICA

Biden sanciona lei que proíbe TikTok nos Estados Unidos

DESTAQUE

Vila de Picotes, em São Mamede, foi ponto de passagem do Rally RN 1500

Veja também...

NO SERTÃO

Policiais militares do 3º BPM participam de instrução sobre violência doméstica

BOLADA

Corinthians tem milhões a receber de outros clubes; veja lista

DE CHEGADA

Pedro Martins deixa o Cruzeiro e é novo diretor executivo do Vasco