Compartilhe

Paraíba tem o segundo maior percentual de população vacinada contra Covid-19

Por Vicente Conserva    Terça-Feira, 18 de Maio de 2021


A Paraíba é o segundo ente federativo que mais vacina. Um comparativo de percentual de plenamente vacinados contra a Covid-19, com o esquema duas doses, aponta o estado com 9,6%, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul, com 10,3%. Na região Nordeste, o Rio Grande do Norte vem em segundo, com 8,36%, seguido de Pernambuco com 7,7%. Os dados são do Ministério da Saúde, e datam desta terça-feira, 18 de maio. 

Até a manhã de hoje, foi registrada no sistema de informação SI-PNI a aplicação de 1.164.140 doses na Paraíba. Desde o dia 19 de janeiro até o momento, já foram distribuídas 1.408.078 doses da vacina Sinovac/Butantan, Astrazeneca/ Fiocruz e Pfizer/Comirnaty para os 223 municípios. A Campanha de Vacinação em andamento incorporou, até a entrega na 19ª pauta, os seguintes grupos prioritários: trabalhadores de Saúde (100%); idosos com 60 anos ou mais que residem em instituições de longa permanência e pessoas a partir de 18 anos de idade, com deficiência, institucionalizadas (100%); povos indígenas vivendo em terras demarcadas (100%); idosos de 60 anos ou mais (100%); Quilombola (100%); Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas (31,6%); Comorbidade, Gestantes, puérperas e população com deficiência permanente (24,76% até 16ª pauta, mais 5,1% e 12,63% da vacina Pfizer aos municípios de João Pessoa, Cabedelo e Campina Grande).

De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde da Paraíba, Talita Tavares, 135 municípios da Paraíba encontram-se com o registro de doses aplicadas acima dos 80%, considerando as doses 1 e 2 aplicadas em relação às recebidas. E 68 estão com o registro completo de esquema vacinal acima de 90%. As cinco cidades que apresentaram maior percentual foram São José do Brejo de Cruz, Boa Vista, Teixeira, Quixaba e São Sebastião do Umbuzeiro. 

A gerente reforça a importância das gestões municipais de fazerem a busca ativa dos usuários com esquema vacinal iniciado. Ela explica que é preciso garantir a imunidade estabelecida pelos laboratórios produtores das vacinas dentro do tempo correto de aprazamento. Embora alguns municípios estejam com a aplicação da dose 2 atrasada, Talita Tavares pontua que, mesmo com o intervalo entre as doses superado, a vacina não perde o efeito. Pelo contrário, o que pode ameaçar é deixar de tomar a segunda dose.

Nesta terça-feira, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) irá receber mais um lote de Coronavac, que será distribuído entre os municípios que estão com a aplicação da D2 atrasada. “Essas doses foram solicitadas de acordo com levantamentos apresentados por gestores dos municípios. A gente entende que eles têm esse levantamento, acompanhamento dos usuários com o esquema em aberto e assim essa remessa vem atender a essa solicitação”, explica a gerente. 

Até o momento, 777.689 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 388.790 com a segunda dose da vacina.

« Voltar

ELEIÇÕES 2020

TSE mantém condenação a ex-secretário de Malta, já falecido, por transporte ilegal nas eleições

DECIDIDO

TCE dá prazo de 120 dias para rescisão de contratos de MEI's feitos pela Prefeitura de Patos

Veja também...

SALÁRIO GORDO

Filho de Vitalzinho é eleito para cargo em Conselho com salário anual de R$ 1,1 milhão

NA CADEIA

PF volta a prender paraibano envolvido em atos golpistas por descumprir cautelares

ELEIÇÕES 2020

TSE mantém condenação a ex-secretário de Malta, já falecido, por transporte ilegal nas eleições