Compartilhe

SG Jazz Festival reúne importantes nomes da música paraibana

Por Wscom    Quarta-Feira, 3 de Março de 2021


Valorizar a música instrumental paraibana, dando suporte e visibilidade aos artistas que fazem parte da cena local. Estes são alguns dos objetivos do SG Jazz Festival, viabilizado por edital da Lei Aldir Blanc por meio da Funjope, na categoria Webfestival. O evento, que acontece nos dias 26 e 27 deste mês, em formato online, é fruto de uma parceria da Trato Produção e SG Studio Digital.

Em dois dias, o evento reunirá seis nomes do primeiro escalão da música instrumental paraibana: Quinteto da Paraíba, Quinteto Uirapuru, Pé de Choro, Sexteto Tabajara, WMC Música , Zé Filho e Banda. A transmissão será feita pelo canal Trato Produção, no Youtube, diretamente do SG Studio Digital.

“Fazer um festival de música instrumental com esses grandes instrumentistas paraibanos é um sonho que vem sendo construído desde 2017. Essa geração de músicos faz parte da história da música paraibana e, com certeza, colaborou muito na produção musical que existe hoje. E apesar de serem músicos veteranos, a produtividade só cresce. Sempre estão apresentando novos repertórios, projetos. Quando saiu esse edital da Aldir Blanc imediatamente acionei meu parceiro Sérgio Gallo e disse que era a hora. E deu certo. É uma honra para a TRATO fazer essa parceria com esse estúdio tão importante. É um privilégio ter no elenco profissionais/ grupos de trajetória reconhecida em todo território nacional. Vamos nessa, que vai ser lindão”, diz Renata Mora, da Trato.

“A Paraíba sempre foi um celeiro de grandes músicos. No final dos anos 80 e até toda a década de 90 nós tivemos a formação de vários grupos instrumentais aqui na Paraíba como o Quinteto da Paraíba , Quarteto de Trombones Orchestra Metalúrgica Felipéia,Quinteto de Metais ,Quinteto Uirapuru,Grupo Pongará, Camerata Brasílica, Brasilian Trombone Ensamble do saudoso Radegundes Feitosa , Ze Filho, etc. Procuramos começar com grupos de formações variadas para mostrar os diversos estilos que a música instrumental alcança, que vão do Jazz ao Choro, do Clássico ao Baião, do Maracatu ao Frevo. Esperamos que esse primeiro festival seja o início de um espelho para o mundo dos nossos músicos e da música instrumental da Paraíba”, reforça Sérgio Gallo, do SG Studio Digital.

sextetotabajara_1036782261878365759193265976235954976095111n

Valorizar trabalhadores da arte nesse momento não é só uma missão cultural, mas uma tarefa estratégica de encarar o novo normal, de amenizar os efeitos colaterais sociais que virão após o período pandêmico. Muitas vidas se perderam, o abraço está proibido e o trabalho escasso.

Nesse sentido, o SG Studio Digital vem oferecer uma proposta inédita que vem contribuir com a cena musical instrumental paraibana reunindo músicos do primeiro escalão pessoense, oferecendo conteúdo de qualidade ao público consumidor desse gênero. Sabemos que em João Pessoa o público de música instrumental é fiel e grandioso. Podemos perceber isso quando temos concertos nas salas da cidade e nas edições anteriores do Festival Internacional de Música Clássica realizado pela Funjope.

Vale frisar que o estúdio, capitaneado pelo baixista Sergio Gallo estará disponibilizando o seu espaço para o acolhimentos desses músicos, que poderão usufruir de todo o equipamento técnico para realizar suas apresentações, bem como terão à disposição os registros em imagem e áudio para utilizar em futuros trabalhos.

Além de focar diretamente nos músicos, a proposta envolve vários profissionais da cadeia produtiva, uma característica já conhecida do SG Studio, em diversas parcerias feitas ao longo de sua história. O projeto prevê a contratação de aproximadamente 30 profissionais direta e indiretamente, trabalhando na preparação dos dois dias de evento.

« Voltar

DEFINIDO

18º Passeio de Carroças do São João de Patos ocorrerá dia 18 de junho

CULTURA

Escritor paraibano lança livros infantis sobre educação antirracista e defesa dos povos originários

Veja também...

ECONOMIA

Troca de 3 mil lâmpadas a vapor de sódio por led gera economia ao município de Patos

NA PARAÍBA

Açude rompe durante a tarde desta sexta-feira em Nova Palmeira

REVELAÇÃO

Após separação de Belo e caso com personal vir à tona, Gracyanne Barbosa desabafa