Compartilhe

Quadrilha Junina “Pé de Moleque” se prepara para as apresentações do São João 2018

Por Tayram Farias    Terça-Feira, 15 de Maio de 2018


Em Patos, as quadrilhas juninas já estão ensaiando desde fevereiro desse ano para apresentações e competições de 2018. 

A Junina Pé de Moleque aperta o passo para fazer bonito no São João visando o título no Festival Junino – Etapa Sertão Patoense.

Nas sextas-feiras, os ensaios acontecem na Escola Estadual Monsenhor Manoel Vieira, às 19h, e nos sábados e domingos na Escola Estadual Coriolano de Medeiros.

Quem vive no universo junino sabe que os ensaios só começam “de verdade” quando acaba o carnaval. Depois dessa grande festa popular a equipe da Junina Pé de Moleque tem pouco mais de três meses para colocar em prática tudo que foi idealizado em reuniões. A partir daí é focar e ir em busca do título no Festival Municipal para garantir a participação no Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas da Paraíba.

Fundada em 2007 pelo presidente José Ranilson Pereira Silva, a Junina Pé de Moleque está localizada no Bairro Santo Antônio em Patos. A mesma participou pela primeira vez após a sua fundação de um evento realizado pela paróquia do Santo Antônio, o que foi ponto de partida para o início das atividades e de uma bela história. A Junina Pé de Moleque hoje tem cinco participações em concursos municipais e três estaduais, mais de cinquenta pessoas entre dançarinos, coreógrafo e administradores trabalham para levar o espetáculo ao público. 

Engana-se quem pensa que somente de dança, ensaios coreográficos e marcações cênicas a Junina Pé de Moleque é composta. Há também muito esforço, dedicação e suor. Os ensaios contam com a participação de bailarinos, vendedores, donas de casa, professores e jovens da comunidade que trabalham juntos para o show continuar com beleza, qualidade e ousadia. Essa força, esse espírito de guerreiros sertanejos e a vontade de evoluir sempre fazem da Junina Pé de Moleque um bom exemplo a ser contado, noticiado e aplaudido.

A Junina esse ano vem com uma temática e para isso a escritora e quadrilheira, Carina Ferreira conta um pouco do que a Junina Pé de Moleque irá apresentar ao público. 

“Tudo começou quando a coordenação da junina Pé de Moleque na qual faço parte, se reuniu e resolveu mostrar como realmente era os amores de antigamente. Então foi aí que decidimos colocar a temática: ‘As ocasiões do amor, dá ambição a paixão’. Esse tema fala de uma família muito rica, onde o avô morreu e tinha deixado toda a herança para seus dois filhos, um deles era muito ambicioso e vivia brigando com seu irmão para herdar tudo, com o passar do tempo o irmão ambicioso perdeu tudo e o outro ficou rico, então o ambicioso decidiu envolver seu filho, colocando-o para casar com sua sobrinha, a filha do seu irmão, para conseguir tomar todo o dinheiro, só que aí quando o filho do ambicioso foi a procura da moça, ele acabou se apaixonando de verdade por ela”, relata Carina Ferreira.

A junina, chega a ter 20 pares, a animação é o quesito que não pode faltar em meio aos preparativos para encantar o público durante as apresentações. Mas elementos como postura, simpatia e muito ritmo também não ficam de fora. A mistura desses ingredientes transforma o local de ensaio em um lugar onde a alegria se faz presente, contagiando gerações.

Já para quem tem mais experiência, a interação entre veteranos e os novatos é o que transforma o espetáculo ainda mais bonito, já que a intensidade com que tudo acontece acaba gerando um vínculo muito grande entre os integrantes, que se sentem em família.

Para o presidente/sócio da Pé de Moleque, Thiago Araújo, o momento é de muita preparação e dedicação para que a junina possa ter um bom desempenho durante as apresentações, seja ela nos festivais ou apresentações culturais na cidade”, disse Thiago Araújo.

« Voltar

NO FORNO

Mariana Valadão se prepara para lançar novo álbum

LANÇAMENTO

Estado da Paraíba terá Circuito Junino e Arraiá do Interior

Veja também...

EM SANTA CRUZ

Homem é morto a tiros durante vaquejada no Sertão da PB

AGRESSÕES

Filme revela que cantora Whitney Houston foi abusada pela prima

Raissa de Albuquerque

Ela é linda, tem um corpão e parece uma bonequinha!