Compartilhe

Fuba representa a Paraíba no 7º Prêmio Grão de Música

Por Portal Correio    Domingo, 20 de Setembro de 2020


O músico paraibano Fuba conquistou o Prêmio Grão de Música (PGM), que chega a sétima edição neste ano, com 15 artistas premiados de 14 estados. Compositores, compositoras e intérpretes, de diferentes gerações e estilos musicais, são anualmente selecionados pela curadoria do PGM pelo conjunto de sua obra. Todos têm como fator comum o destaque para a canção em sua trajetória.

Veja os ganhadores:

  • Aparecida Silvino (CE)
  • Célia Sampaio (MA)
  • Darwinson (GO)
  • Euterpe (RR)
  • Fuba (PB)
  • Graça Gomes (AC)
  • Joana Terra (BA)
  • Jonathan Silva (ES)
  • Marfiza (RO)
  • Nilze Carvalho (RJ)
  • Osvaldinho da Cuíca (SP)
  • Patrícia Quinteiro (RJ)
  • Sergival Silva (SE)
  • Valéria Oliveira (RN)

“É com muita alegria que compartilho com vocês que fui um dos 15 selecionados na 7a edição do @premiograodemusica, com a música “500 anos… nada a comemorar”.
Vou deixar o link da música na bio para quem quiser ouvir”, escreveu Fuba nas redes sociais.

A edição 2020 do Prêmio Grão de Música será online, pela primeira vez. Devido à pandemia, o evento será adaptado para ser realizado sem comprometer a segurança de todas as pessoas envolvidas e interessadas.

A cerimônia acontecerá no dia 3 de dezembro, a partir das 19h, desta vez acessível para todo o Brasil e para o mundo. Nela, além das apresentações musicais, todos os premiados recebem a estatueta em bronze criada por Elifas Andreato.

PGM, Prêmio Grão Música
Estatuetas do PGM (Foto: Divulgação)

A idealizadora e realizadora do PGM, a paraibana Socorro Lira, comenta sobre esta inusitada edição. “Estamos estudando a melhor forma de realizar este ano, com os recursos tecnológicos e econômicos que dispomos. Por agora, podemos já dizer que tanto a organização quanto os premiados e premiadas, participam da cerimônia de premiação a partir de suas casas. Se, por um lado, esse momento traz tantos desafios, por outro também amplia as possibilidades, uma dela, é que poderá ser assistido por um público ainda maior, já que o acesso online é irrestrito”.

O disco coletânea reúne uma faixa de cada premiado e premiada e está sendo produzido com previsão de lançamento para outubro. Este ano, ainda trará a presença do Prêmio nas plataformas digitais. O CD físico tem distribuição gratuita e a versão digital fica sempre disponível no site, onde também podem ser ouvidas as coletâneas das edições anteriores. (http://premiograodemusica.com.br).

Sobre o Prêmio Grão de Música

O Prêmio Grão de Música teve início em Salvador-BA, em 2014, por iniciativa de Socorro Lira, cantora e compositora paraibana. Desde então, se dedica a buscar artistas da música popular brasileira com o objetivo de valorizar e promover o gênero canção de todas as regiões do país.

O foco principal desta procura, mas não exclusivo, é o interior do Brasil, na tentativa de “garimpar” e revelar talentos escondidos e fora dos circuitos habituais; os premiados e premiadas muitas vezes são ainda pouco conhecidos pelo grande público.

A seleção para a premiação é iniciada anualmente por uma equipe central, a partir do recebimento das obras enviadas pelos próprios artistas interessados e das sugestões feitas pelas curadorias regionais (estabelecidas desde 2017), com colaboradores e colaboradoras de diversos cantos do país, seguindo as diretrizes do PGM. A essas curadorias fica a importante função seletiva inicial das indicações, por isso entre os participantes estão artistas, produtores, produtoras e jornalistas com perfil engajado com arte e a canção brasileira.

A escolha dos premiados e premiadas segue, a rigor, as diretrizes da premiação: obra e trajetória artística são os principais critérios avaliados. Desta forma, a escolha dos artistas contemplados não é baseada em lançamentos.

« Voltar

DEFINIDO

18º Passeio de Carroças do São João de Patos ocorrerá dia 18 de junho

CULTURA

Escritor paraibano lança livros infantis sobre educação antirracista e defesa dos povos originários

Veja também...

NO SERTÃO

Ministério Público aciona Polícia Federal para investigar vazamento de dados em Tavares

NO SERTÃO

Tide explica que percentual maior de aumento se deveu a 12 anos sem reajuste dos agentes públicos

NO SERTÃO

Manifestantes interditam BR-230 e reclamam de liberação de água em açude de Engenheiro Ávidos