Compartilhe

Dois filmes da Paraíba participam da mostra competitiva Curta Mostra Brasil

Por Jornal da Paraíba    Domingo, 28 de Julho de 2019


Os curtas paraibanos ‘A Ética das Hienas’ e ‘Crua’ foram selecionados para participar da mostra competitiva da 19ª Goiânia Mostra Curtas, que será realizada de 8 a 13 de outubro, no Teatro Goiânia, em Goiânia (GO). O festival divulgou a lista dos filmes selecionados depois de receber mais de mil inscrições. A seleção completa está disponível no site do Goiana Mostra Curtas.

Os dois filmes da Paraíba estão listado na mostra competitiva Curta Mostra Brasil, que busca traçar o panorama atual da produção nacional em curta-metragem, com curadoria de Maria Abdalla. Na categoria concorrem outros 38 curtas, de todo o país, sendo que 10 deles são do Nordeste.

A Ética das Hienas

A Ética das Hienas tem roteiro e direção de Rodolpho De Barros. O filme conta no elenco com os atores paraibanos Marcélia Cartaxo, Fernando Teixeira, Suzy Lopes, Servilio de Holanda, Tavinho Teixeira e Daniel Porpino. O enredo trata de um esquema numa causa trabalhista que é descoberto, mas nada como um bom acordo no Brasil. Com o mercado, com a Justiça, com tudo.

“A Ética das Hienas” foi gravado em João Pessoa e Campina Grande em 2017 e estreou no 22º Festival de Tiradentes, em janeiro deste ano. Depois desse festival, o curta passou ainda pela Mostra Tiradentes, em São Paulo; e pela 5ª Mostra Pajeú de Cinema, em Pernambuco. Em agosto, o filme vai ser exibido no 30º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, evento organizado pela Associação Cultural Kinoforum, e no Festival de Cinema de Gramado.

Crua

Já Crua, dirigido e roteirizado por Diego Lima, faz uma radiografia das relações humanas estabelecidas em torno de uma praça no centro de João Pessoa. O lugar se torna o palco central de uma série de observações de perto de uma das prostitutas que trabalha nas ruas. Além da compreensão mútua, a vida dessas mulheres parece fadada a passar despercebida.

O curta tem no elenco Nyka Barros, Suzy Lopes, Omar Brito, Felipe Espíndola, Kelner Macedo, Fafa Dantas, Alice Maria, Dhyan Urshita, Norma Goes, Marcio di Paula, Aquilles Nud. A trilha sonora é de Gil Bala.

 

Crua, do cineasta Diego Lima, conta a história de uma prostituta de João pessoa. Foto: reprodução

 

Outras concorrentes

Ao todo são 70 filmes que foram selecionados em quatro mostras competitivas: Curta Mostra Brasil (38), Curta Mostra Goiás (11), Curta Mostra Animação (18) e 18ª Mostrinha (6). São 36 curtas de ficção, 20 animações, 13 documentários e 1 experimental, sendo produções de 15 estados brasileiros e do Distrito Federal. Além dessas, outras 16 estarão na Mostra Especial, não competitiva.

De acordo com Maria Abdalla, a participação de quase todo o Brasil revela uma grande ânsia para alavancar a produção audiovisual brasileira. “É isso que renova as nossas forças para seguir com a luta diária que vivemos para realizar os festivais, para que nossas produções tenham a visibilidade que elas merecem dentro e fora do País”, pontua.

Premiação

Os vencedores da edição deste ano ganharão o Troféu Icumam. Entre os prêmios estão também locação de equipamentos, cursos de formação audiovisual, serviços de pós-produção, finalização, distribuição e prêmios de aquisição. Os curtas-metragens da Mostra Brasil vão concorrer também ao prêmio de Melhor Filme, que será escolhido pelo Júri SescTV. Já o Melhor Filme de cada mostra será eleito pelo Júri Elo Company. Além disso, o festival terá ainda a Mostra Especial, que não é competitiva, mas temática.

O Festival

A 19ª Goiânia Mostra Curtas trará para a capital de Goiás cineastas, produtores, distribuidores, exibidores e representantes do governo e de agências de fomento. Além da exibição de filmes, a programação deve incluir, debate, encontro com realizadores, laboratórios de roteiros audiovisuais, painéis, masterclasses, oficinas e evento de network, como eventos que fazem parte da Feira Audiovisual.

O festival é realizado pelo Icumam Cultural e Instituto, que busca outras parcerias junto a empresas, instituições e organizações do terceiro setor. Até o momento, conta com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e Agência Nacional do Cinema (Ancine); e apoio da Unimed, Sesi Go, Sebrae Go, Fecomércio Go e Sesc.

 

« Voltar

NO SERTÃO

Malta Brega Fest acontece dia 27 com Fernando Mendes e outras atrações

MUITA COMIDA

Patos realizará 5º Festival Gastronômico 'Temos comida, cultura e afeto'

Veja também...

DE NOVO

Atleta de Patos é campeã paraibana de Fisiculturismo na categoria Body Fitness

NO SERTÃO

Escolas estaduais de Patos estão com matrículas abertas para novatos até dia 20 de dezembro

NA PARAÍBA

Polícia resgata 19 cães em rinha; churrasco com carne de cachorro era servido