Compartilhe

Dois filmes da Paraíba participam da mostra competitiva Curta Mostra Brasil

Por Jornal da Paraíba    Domingo, 28 de Julho de 2019


Os curtas paraibanos ‘A Ética das Hienas’ e ‘Crua’ foram selecionados para participar da mostra competitiva da 19ª Goiânia Mostra Curtas, que será realizada de 8 a 13 de outubro, no Teatro Goiânia, em Goiânia (GO). O festival divulgou a lista dos filmes selecionados depois de receber mais de mil inscrições. A seleção completa está disponível no site do Goiana Mostra Curtas.

Os dois filmes da Paraíba estão listado na mostra competitiva Curta Mostra Brasil, que busca traçar o panorama atual da produção nacional em curta-metragem, com curadoria de Maria Abdalla. Na categoria concorrem outros 38 curtas, de todo o país, sendo que 10 deles são do Nordeste.

A Ética das Hienas

A Ética das Hienas tem roteiro e direção de Rodolpho De Barros. O filme conta no elenco com os atores paraibanos Marcélia Cartaxo, Fernando Teixeira, Suzy Lopes, Servilio de Holanda, Tavinho Teixeira e Daniel Porpino. O enredo trata de um esquema numa causa trabalhista que é descoberto, mas nada como um bom acordo no Brasil. Com o mercado, com a Justiça, com tudo.

“A Ética das Hienas” foi gravado em João Pessoa e Campina Grande em 2017 e estreou no 22º Festival de Tiradentes, em janeiro deste ano. Depois desse festival, o curta passou ainda pela Mostra Tiradentes, em São Paulo; e pela 5ª Mostra Pajeú de Cinema, em Pernambuco. Em agosto, o filme vai ser exibido no 30º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, evento organizado pela Associação Cultural Kinoforum, e no Festival de Cinema de Gramado.

Crua

Já Crua, dirigido e roteirizado por Diego Lima, faz uma radiografia das relações humanas estabelecidas em torno de uma praça no centro de João Pessoa. O lugar se torna o palco central de uma série de observações de perto de uma das prostitutas que trabalha nas ruas. Além da compreensão mútua, a vida dessas mulheres parece fadada a passar despercebida.

O curta tem no elenco Nyka Barros, Suzy Lopes, Omar Brito, Felipe Espíndola, Kelner Macedo, Fafa Dantas, Alice Maria, Dhyan Urshita, Norma Goes, Marcio di Paula, Aquilles Nud. A trilha sonora é de Gil Bala.

 

Crua, do cineasta Diego Lima, conta a história de uma prostituta de João pessoa. Foto: reprodução

 

Outras concorrentes

Ao todo são 70 filmes que foram selecionados em quatro mostras competitivas: Curta Mostra Brasil (38), Curta Mostra Goiás (11), Curta Mostra Animação (18) e 18ª Mostrinha (6). São 36 curtas de ficção, 20 animações, 13 documentários e 1 experimental, sendo produções de 15 estados brasileiros e do Distrito Federal. Além dessas, outras 16 estarão na Mostra Especial, não competitiva.

De acordo com Maria Abdalla, a participação de quase todo o Brasil revela uma grande ânsia para alavancar a produção audiovisual brasileira. “É isso que renova as nossas forças para seguir com a luta diária que vivemos para realizar os festivais, para que nossas produções tenham a visibilidade que elas merecem dentro e fora do País”, pontua.

Premiação

Os vencedores da edição deste ano ganharão o Troféu Icumam. Entre os prêmios estão também locação de equipamentos, cursos de formação audiovisual, serviços de pós-produção, finalização, distribuição e prêmios de aquisição. Os curtas-metragens da Mostra Brasil vão concorrer também ao prêmio de Melhor Filme, que será escolhido pelo Júri SescTV. Já o Melhor Filme de cada mostra será eleito pelo Júri Elo Company. Além disso, o festival terá ainda a Mostra Especial, que não é competitiva, mas temática.

O Festival

A 19ª Goiânia Mostra Curtas trará para a capital de Goiás cineastas, produtores, distribuidores, exibidores e representantes do governo e de agências de fomento. Além da exibição de filmes, a programação deve incluir, debate, encontro com realizadores, laboratórios de roteiros audiovisuais, painéis, masterclasses, oficinas e evento de network, como eventos que fazem parte da Feira Audiovisual.

O festival é realizado pelo Icumam Cultural e Instituto, que busca outras parcerias junto a empresas, instituições e organizações do terceiro setor. Até o momento, conta com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e Agência Nacional do Cinema (Ancine); e apoio da Unimed, Sesi Go, Sebrae Go, Fecomércio Go e Sesc.

 

« Voltar

SUCESSO

Cantor Erneson Rodrigues lança novo clipe 'Forró na Vaquejada'

CULTURA

Mês Nacional do Livro Infantil é celebrado em escola de Patos

Veja também...

DELÍCIAS

Guia do pudim de leite condensado perfeito; saiba como fazer

MUDANÇAS

Supremo permite foto com traje religioso em documento

DECISÃO

STF começa a analisar lei que impõe restrições para laqueadura