Compartilhe

Primeiro disco de Zé Ramalho é relançado com participação de banda paraibana

Por Jornal da Paraíba    Sexta-Feira, 20 de Julho de 2018


Quarenta anos após chegar ao mercado, o primeiro disco solo de Zé Ramalho foi relançado nesta sexta-feira (20). Só que desta vez, clássicos como ‘Avôhai’, ‘Chão de Giz’, ‘Vila do Sossego’ e outros presentes no álbum não têm a voz do cantor, mas sim de artistas da cena pop rock independente. E a Paraíba está representado entre eles: a banda Prima Facie é uma das participantes da releitura.

O disco ‘Zé Ramalho’ saiu em 1978 pela gravadora Epic/CBS. Primeiro trabalho do paraibano sozinho, ele veio três anos depois de ‘Paêbiru: O Caminho da Montanha do Sol’, trabalho gravado em parceria com o pernambucano Lula Côrtes, que hoje é considerado um dos álbuns mais raros da música brasileira.

Paraibanos gravam ‘lado B’

A nova versão tem Zé Ramalho como diretor artístico e ganhou o nome de ‘Avôhai 40 anos – Remake pop rock’. Ele idealizou o disco e escolheu um por um os artistas que participariam da recriação do seu trabalho. A banda Prima Facie ficou responsável por ‘Adeus Segunda Feira Cinzenta’, uma música que não é um grande sucesso, e sim um ‘lado B’ de Zé Ramalho.

“Acho mais difícil conseguir fazer uma coisa que fique boa com as músicas lado B, são músicas que você escuta muito menos. Não deixa de ser responsabilidade você fazer uma música que é sucesso, por que qualquer coisinha que realmente ataque diferente os ouvidos, a crítica negativa é bem maior. Achei melhor ter sido uma música mais ‘lado b’. As ‘lado a’ a gente já toca normalmente, já tem uma coisa meio pronta, não teria desafio nenhum nisso aí”, conta o vocalista da Prima Facie, Geffe.

Capa do disco que vai ser lançado na sexta-feira (Foto: Reprodução)

Ligação desde berço

Com 16 anos de carreira e três trabalhos gravados, a banda Prima Facie tem músicas de Zé Ramalho no repertório, mas a ligação com o artista vai além, vem desde o berço. O grupo foi criado pelos irmãos Cristian e Antônio Ramalho, filhos de Zé. Geffe explicou que não houve um intermédio deles para que a banda entrasse no tributo, foi um convite do próprio cantor.

“Zé apareceu com essa ideia no final de 2016, de fazer o remake do primeiro disco dele, que seria os 40 anos de Avôhai. Aí disse que tava chamando bandas que ele tava ouvindo o trabalho e queria que a gente fizesse uma música. A banda tava parada há uns meses, na hora a gente aceitou”, ressalta o vocalista.

A música gravada pela Prima Facie foi uma escolha do próprio Zé Ramalho. Ele deu apenas alguns toques sobre o que queria e deixou o grupo com total liberdade para fazer os arranjos. “A gente se juntou e gravou. Ele gostou muito, mandou milhões de elogios”, comemora Geffe. “Quando ouviu a primeira vez, ele disse: ‘era isso o que eu queria, o inferno se acabando’”, relembra aos risos.

 

Punk rock e psicodelia

Os paraibanos fizeram uma versão misturando a pegada do baião com punk rock e um toque de psicodelia, dado por Ilson Barros, líder das bandas Pau de Dar em Doido e Zeferina Bomba, que participou da gravação tocando viola.

“Eu disse: ‘escutem a música, botem ele na cabeça e esqueçam ela. Vamos começar do zero, faz de conta que a gente tem uma linha e uma letra’. Foi assim que a gente trabalhou”, diz Geffe sobre o processo de criação da releitura de ‘Adeus Segunda Feira Cinzenta’. O vocalista fez uma versão acústica da música especialmente para o JORNAL DA PARAÍBA, que pode ser conferida abaixo.

O remake

O disco ‘Avôhai 40 anos – Remake pop rock’ é uma parceria entre a editora Avôhai, de Zé, e o Selo Discobertas e chega às plataformas digitais nesta sexta-feira, com lançamento do álbum físico previsto para agosto.

Diferente do original, que saiu com nove músicas, ele tem 12 faixas. Isso acontece porque três composições têm duas gravações, feitas por artistas diferentes. Quase todos os artistas presentes no disco são da cena independente. Entre os nomes estão Eminência Parda, Novanguarda, Sent U Feeling e Mazzeron.

O nome mais famoso é o guitarrista Robertinho do Recife, responsável por ‘Bicho de 7 cabeças’. Também estão no elenco outros dois filhos de Zé, João e Linda Ramalho.

 

« Voltar

NO SERTÃO

1º Workshop de produção de documentários em Malta foi um sucesso

EM ALTA

Documentário sobre o presidente Lula será exibido em Cannes

Veja também...

NO SERTÃO

Diretor do Presídio de Cajazeiras suspeito de corrupção junto a detentos é exonerado

NO SERTÃO

PatosPrev convoca aposentados e pensionistas para atualização cadastral

BRASILEIRÃO

Por lesão, Tiquinho desfalca Botafogo contra Flamengo; veja opções