Compartilhe

'A forma da água' é consagrado Melhor Filme no Oscar com 4 prêmios

Por Jornal da Paraíba    Terça-Feira, 6 de Março de 2018


Em uma noite sem grandes surpresas, mas com muitos prêmios e indicações inéditos, a 90ª edição do Oscar consagrou A forma da água como o grande vencedor da noite na madrugada desta segunda-feira (5). O filme, que concorria em 13 categorias, acabou levando 4 prêmios. Confira a lista completa de vencedores

oscar 2018

Sam Rockwell

A cerimônia, que aconteceu no Dolby Theatre, em Los Angeles, Estados Unidos, foi apresentada pelo comediante Jimmy Kimmel, que brincou que “se você é um candidato e não está fazendo história essa noite, sinto muito por você”.

Nesta edição, foram atingidos marcos inéditos como a pessoa mais velha a ganhar uma estatueta (Christopher Plummer por Todo o dinheiro do mundo); primeiro roteiro original escrito por um negro (Jordan Peele por Corra!; primeiro filme premiado estrelado por uma mulher trans (o chileno Uma mulher fantástica; e primeira mulher indicada ao prêmio de Melhor Fotografia (Rachel Morrison por Mudbound – lágrimas sobre o Mississippi).

Apesar disso, a cerimônia seguiu o roteiro antecipado pela imprensa e por críticos e premiou filmes e artistas já consagrados em prêmios como o Globo de Ouro e o SAG Awards. Conforme esperado, Sam Rockwell (Três anúncios para um crime) e Allison Janney (Eu, Tonya) levaram os prêmios nas categorias de atuação coadjuvante; Jordan Peele, de Corra!, venceu o Oscar de Melhor Roteiro Original e James Ivory, que escreveu Me chame pelo seu nome, levou a estatueta de Melhor Roteiro Adaptado.

Já Guillermo del Toro foi escolhido Melhor Diretor por seu trabalho em A forma da água, no que foi a quarta vitória de um diretor mexicano nos últimos cinco anos. Em seu discurso, o diretor tocou na questão da imigração e aludiu à proposta do presidente americano Donald Trump de construir um muro na fronteira entre os EUA e México.

oscar 2018

Frances McDormand

“Eu sou um imigrante, como Alfonso Cuarón, Gael Garcia Bernal e muitos de vocês”, disse. “A melhor coisa na nossa indústria é poder apagar as linhas, as fronteiras. Muros só vão piorar as coisas”, completou. A cultura mexicana foi relembrada com Viva – a vida é uma festa, que, sem surpresa alguma – apenas Com amor, Van Goghtinha condições de competir com a animação da Disney/Pixar – levou para casa os prêmios de Melhor Animação e Melhor Canção Original (‘Lembre de mim’).

Manifestações de cunho mais político também foram representados pelo movimento de mulheres Time’s Up, criado em Hollywood em face das denúncias de assédio contra o produtor Harvey Weinstein. A iniciativa foi mencionada pelas atrizes Ashley Judd, Annabella Sciorra e Salma Hayek, que apresentam um vídeo contra o assédio, o racismo e o preconceito no cinema. “As mudanças vêm de novas vozes, vozes diferentes. Um coro poderoso está dizendo: “time’s up” [“chegou a hora”]. Gostaríamos de falar dessas pessoas que deram tudo e acabaram com essa discussão enviesada em relação a gênero e etnia”, disse Judd.

oscar 2018

Premiação ocorreu no Dolby Theatre.

Gary Oldman ganhou seu primeiro Oscar de Melhor Ator por sua concreta atuação em O destino de uma nação, e o prêmio de Melhor Atriz foi para Frances McDormand, protagonista de Três anúncios para um crime. A atriz era a favorita em sua categoria, embora enfrentasse uma competição pesada de Sally Hawkins, de A forma da água, e Margot Robbie, de Eu, Tonya. McDormand fez um dos discursos mais marcantes da noite e pediu que todas as mulheres indicadas se levantassem enquanto ela falava.

“Todas nós temos uma história para contar. Vamos falar sobre nossos projetos, que precisam de financiamento. Temos que ter inclusão”, disse. “Tenho três palavras para deixar com vocês esta noite, senhoras e senhores: cláusula de inclusão”, concluiu, pedindo oportunidades iguais para homens e mulheres na indústria cinematográfica.

Uma pequena surpresa veio com a merecida vitória de A forma da água na categoria Melhor Filme. Embora fosse um dos principais indicados e digno do maior prêmio da noite, muitos esperavam que o prêmio fosse entregue a Três anúncios para um crime, que já tinha sido escolhido melhor filme no Globo de Ouro e no Bafta.

Confira a lista completa de vencedores

oscar 2018

Performance de ‘Lembre de mim’, de Viva – a vida é uma festa.

« Voltar

DEFINIDO

18º Passeio de Carroças do São João de Patos ocorrerá dia 18 de junho

CULTURA

Escritor paraibano lança livros infantis sobre educação antirracista e defesa dos povos originários

Veja também...

REVELAÇÃO

Ex do affair de Gracyanne diz que engravidou dele quando era aluna e revela aborto

ESTATÍSTICAS

O que fez a extrema pobreza ir a menor índice registrado

PREOCUPANTE

Chuva causa alagamento em diversas ruas e avenidas de João Pessoa