Compartilhe

Vereador de Patos solicita voto de aplauso a Pinto do Acordeon

Por Acilene Candeia - Patos Verdade    Sexta-Feira, 22 de Março de 2019


Pinto do Acordeon foi tema principal do São João de Patos, por amor ao forró, em 2015. Ele traz em sua arte a bandeira do nordeste brasileiro e os costumes do sertão. Francisco Ferreira Lima, mais conhecido como Pinto do Acordeon tem passado por procedimentos de saúde, sendo o último um cateterismo. 

Ele completou 71 anos no dia 19 de fevereiro e possui um grande legado na história da música brasileira. Gravou seu primeiro LP em 1976 e na atualidade detém em torno de vinte álbuns gravados em seu nome (entre CDs e LPs), já tendo composto músicas para Elba Ramalho, Genival Lacerda, Dominguinhos, Fagner, Os 3 do Nordeste e Trio Nordestino. Um de seus sucessos, “Neném Mulher”, ficou consagrada na voz de Elba Ramalho e foi tema da telenovela Tieta.

 Em 2008, foi para o Festival de Montreux, Suíça, no qual se apresentou junto com outros artistas brasileiros, entre os quais Gilberto Gil, Elba Ramalho, Milton Nascimento, Chico César, Flávio José, Aleijadinho de Pombal, e Trio Tamanduá.

Em reconhecimento a toda a trajetória do filho de Conceição do Piancó, o vereador patoense Ramon Pantera, apresentou um requerimento na Câmara de Patos solicitando um voto de aplauso dirigido a Pinto, pela passagem de seu aniversário, comemorado em fevereiro.

“Ele vem abrilhantando nosso forró e, por 24 vezes subiu no palco do São João de Patos cantando sucessos de sua autoria, portanto, é agora que devemos prestar nossas homenagens a esse grande paraibano que leva o nome de nosso estado para todo o Brasil e outros países. Parabéns, Pinto do Acordeon, por sua desenvoltura e por ser ferramenta para a nossa cultura”, disse o vereador Ramon.

« Voltar

CULTURA

Mês Nacional do Livro Infantil é celebrado em escola de Patos

DESTAQUE

Zé Ramalho ganha espetáculo que celebra a sua vida e obra

Veja também...

VIOLÊNCIA

[VÍDEO] Jovem armado é executado por dupla com cerca de 16 tiros no bairro 7 Casas, em Patos

NO SERTÃO

PRF e SEFAZ-PB apreendem dois caminhões com cargas sem nota fiscal em São Mamede

INVESTIGAÇÃO

Deputados se recusam a relatar caso contra Brazão no Conselho de Ética