Compartilhe

Patos festeja 115 anos de emancipação política nesta quarta-feira

Por Jornal da Paraíba    Quarta-Feira, 24 de Outubro de 2018


Quarta maior cidade da Paraíba e considerada a Capital do Sertão, Patos completa, nesta quarta-feira (24), 115 anos de emancipação política. Uma vasta programação com a tradicional alvorada, passeio ciclístico, missa e a virada cultural vai marcar o aniversário da “Morada do Sol”.

Administrada interinamente por Bonifácio Rocha, após o afastamento do prefeito Dinaldinho Wanderley, Patos tem uma população de 107.790 habitantes segundo dados da última estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – (IBGE), e 63.697 eleitores. De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego MTE e da Receita Federal, o município possui mais de 6,5 mil empresas instaladas nos setores de indústria, comércio e serviços; e uma geração de emprego para aproximadamente 15 mil trabalhadores, impulsionada por uma população flutuante de aproximadamente 50 mil pessoas.

Educação e Saúde

Ao longo dos anos, a Capital do Sertão desenvolveu como uma de suas principais vocações, a condição de um polo educacional, através da instalação de centros de ensino, a exemplo dos institutos técnicos federal e estadual, universidades federal e estadual, e diversas faculdades privadas instaladas no Município, atendendo a uma população estudantil ligada a mais de 40 municípios da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.

Atualmente, milhares de pessoas também utilizam os serviços de saúde de Patos, através do Hospital Regional de Patos; Hospital Infantil de Patos; Centro de Oncologia de Patos, (Hospital do Bem); Maternidade Peregrino Filho; Hospital São Francisco; Complexo de Saúde Maria Marques e da UPA Dr. Otávio Pires de Lacerda.

O feriado municipal desta quarta-feira, é válido para todas as secretarias e órgãos da administração pública direta e indireta, com exceção dos órgãos que dispõem de serviços essenciais, como a STTRANS, SAMU, Complexo de Saúde Maria Marques, UPA 24 Horas, órgãos de Limpeza, Vigilância Pública, setor de licitação e FUNDAP. De acordo com a Secretaria de Administração, todas as repartições públicas do Município voltarão a funcionar suas atividades a partir da próxima quinta-feira (25).


Programação cultural

Organizadas pelas pela Fundação Cultural (FUNDAP), as atividades começam às 5h, com a tradicional alvorada da Filarmônica 26 de julho; às 6h acontece o passeio ciclístico, com saída na praça Edvaldo Mota; às 10h, missa na Catedral Nossa Senhora da Guia e por fim, às 18h acontece a “Virada Cultural”, com diversas manifestações artísticas e culturais sendo realizadas na praça Edivaldo Mota, e em todo seu entorno, promovendo: cultura, entretenimento e lazer.

“Teremos uma programação cultural com shows, teatro, música, dança, diversas apresentações que se espalha por toda praça. Nós teremos um lugar que chamamos de “Espaço Movimento”, onde teremos DJ’s. Street Dance, Capoeira e Karatê. E na lateral da praça terá um espaço infantil com personagens, brinquedos, distribuição de pipoca e algodão doce, pintura de rosto, além da feira gastronômica e de artesanato”, informou Deleon Souto, presidente da FUNDAP.

Essas e outras atividades estão dentro do calendário cultural de outubro, divulgado pela FUNDAP, onde são registradas atividades afins, durante todo este mês, no Centro Cultural Amaury de Carvalho e no Galpão Cultural.

 

« Voltar

POLÊMICA

Roberta Miranda lamenta ficar de fora do São João de Campina Grande

SUCESSO

Mayana Neiva fala sobre participação na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém

Veja também...

SUCESSO

Rachel Novaes lança single em dueto com Fernandinho

TRISTEZA

Guerra na Ucrânia: Corpos de soldados são encontrados com Bíblias em áudio

ESTATÍSTICAS

Pesquisa Datafolha sobre anistia mostra o tamanho exato do bolsonarismo no país