Compartilhe

São Mamede vai homenagear Pinto do Acordeon em Festival de Cultura

Por Assessoria    Quarta-Feira, 30 de Outubro de 2019


Natural de Conceição do Piancó-PB, nascido em 18 de fevereiro de 1950, cantor, compositor e instrumentista, defensor do Forró, já participou de vários festivais.

 

Francisco Ferreira Lima, conhecido pelo nome artístico de “Pinto do Acordeon”, será homenageado no FECUP - Festival Cultural de Picotes. O festival entra para a sua terceira edição e tem como palco a Vila de Picotes, nacionalmente conhecida como a vila do cinema brasileiro no município de São Mamede.

Com data marcada para o próximo dia 9 de novembro, o evento traz uma programação de atividades durante todo o dia. Logo cedo, às 5h, acontece a trilha ecológica e o rapel, que tem o apoio do Corpo de Bombeiros de Patos-PB.

WhatsApp Image 2019-10-29 at 07.45.34

No período da tarde, a parte das oficinas, que surge como novidade dentro do festival. E à noite, acontecem as apresentações de artistas de São Mamede e de cidades circunvizinhas.

WhatsApp Image 2019-10-30 at 16.58.01WhatsApp Image 2019-10-30 at 16.57.44

O festival tem este objetivo de provocar as diversas manifestações culturais de toda a região. Além de dar espaço para exposições de artesanatos, cactos, dos trabalhos realizados na vila e também do Clube do Fusca.

Sobre o homenageado, Pinto do Acordeon, os organizadores argumentam que ele é um exemplo da cultura popular, amante do acordeon e será a primeira personalidade cultural viva a receber homenagem no Fecup.

Recentemente, o cantor recebeu o título de Mestre das Artes Canhoto da Paraíba. Esse título é oferecido a pessoas que fazem a cultura popular e que, por tradição oral, receberam e repassam para as novas gerações.

Sua obra se tornou Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado da Paraíba, após Lei a ser aprovada na Assembleia Legislativa do Estado.

A programação dos shows culturais do festival começa a partir das 22h, com Cicinho Lima e a participação especial de seu pai, Pinto. Depois, o grupo As Meninas sobe ao palco e, para fechar o festival, a cantora Cyda Dias.

« Voltar

NO SERTÃO

Damião diz que vai lançar livro, cordel e música sobre sua história de fé

FESTA GRANDE

Reunião entre Município e Polícia Militar traça plano de segurança do Bonfim Folia 2020

Veja também...

SUCESSO

Jovem de São José do Egito-PE compõe elenco da nova Malhação da TV Globo

NO SERTÃO

Comerciária tem moto furtada no Centro de Patos

DE PARTIDA

Secretário de Saúde entrega cargo ao prefeito de Patos