Compartilhe

Morre aos 95 anos poeta, violeiro e cordelista Ismael Freire

Por Click PB    Segunda-Feira, 18 de Maio de 2020


Morreu nesta segunda-feira (18) o poeta, violeiro e cordelista paraibano Ismael Freire. Ele tinha 95 anos e faleceu em Guarabira, no Brejo da Paraíba, onde morava desde os anos 1940, de acordo com nota divulgada pela Fundação Espaço Cultural (Funesc).

Ainda segundo a nota, "Ismael Freire escreveu folhetos como ‘A Profecia do Velho Mensageiro’, 'A verdadeira história do meu padrinho Frei Damião', 'A morte de Damiana em Lagoa das Velhas'; e 'O diabo solto no mundo montado na besta fera'."

Veja a nota na íntegra

NOTA

A Fundação Espaço Cultural da Paraiba (Funesc) lamenta o falecimento do poeta, violeiro e cordelista paraibano Ismael Freire, 95. O artista faleceu em Guarabira, onde residia desde os anos 1940. O sepultamento acontece hoje, no Cemitério Velho de Guarabira.

Ismael Freire escreveu folhetos como ‘A Profecia do Velho Mensageiro’, 'A verdadeira história do meu padrinho Frei Damião', 'A morte de Damiana em Lagoa das Velhas'; e 'O diabo solto no mundo montado na besta fera'.

Em 2018, o artista - nascido em Bananeiras e alfabetizado aos 28 anos de idade - foi indicado para receber o Registro de Mestre das Artes Canhoto da Paraíba, como reconhecimento de sua importância para a cultura paraibana.

 

 

 

 

« Voltar

CULTURA

Todos os municípios da Paraíba aderem ao 2º ciclo da lei Aldir Blanc

CULTURA

Artistas nacionais destacaram a grandiosidade do São João de Patos

Veja também...

EDUCAÇÃO

Professores de Mãe d'Água participam de capacitação focada na Inovação e Inclusão

NA CONTA

Fluminense chega a R$ 220,6 milhões em premiações na Copa do Mundo

NO SERTÃO

Lúcia de Chica Motta avalia seus primeiros 6 meses de trabalho com foco em saúde e outras áreas