Compartilhe

Estrangeiro, longa metragem paraibano, estreia este mês em João Pessoa

Por Assessoria    Quinta-Feira, 4 de Outubro de 2018


“Como explicar a saudade?” É partindo desta premissa que o longa metragem paraibano Estrangeiro desenvolve a história de Elisabete, em uma viagem sobre a saudade, a nostalgia, o luto, a memória e o tempo. Após viajar o Brasil e o mundo e ser reconhecido em festivais de cinema, levando diversos prêmios em mostras competitivas nas quais participou, o filme, dirigido pelo diretor estreante Edson Lemos Akatoy, tem sua estreia marcada na sua terra natal. O lançamento acontece na capital paraibana no próximo dia 20 de outubro, às 19h, no Centerplex Mag Shopping, e os ingressos já estão à venda pelo site oficial do filme: www.extranjerofilme.com.br/premiere-parahyba. A sessão será seguida por um debate com a equipe e o elenco do filme.

Escrito e dirigido por Edson Lemos Akatoy, baseado no argumento de Edson Lemos e Ana Aragão Batista, Estrangeiro é uma viagem sensorial e poética nas memórias de Elisabete (Cecilia Retamoza), uma jovem mulher que viveu sua infância na paradisíaca praia de Tabatinga, litoral sul da Paraíba. Devido a um misterioso trauma, Elisabete abandonou seu lar e, desde então, nunca mais permaneceu em um só lugar. Aos trinta anos, Elisabete retorna à sua antiga casa, e inicia uma viagem interna dentro de suas memórias.

Estrangeiro fez sua primeira exibição na Mostra do Filme Livre, a maior mostra de cinema independente do país, no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Participou também da primeira edição do Festival de Cinema de Domingos Martins, no Espírito Santo, faturando três troféus “Rota do Lagarto” de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Fotografia. Internacionalmente, Estrangeiro percorreu vários países em festivais e mostras competitivas, como México, Chile, Rússia, Portugal – onde ganhou em Lisboa os prêmios de Melhor Filme Estreante e Melhor Atuação (Cecilia Retamoza) no CinAlfama International Film Awards – e Equador – onde ganhou os troféus “Iguana Dourada” de Melhor Filme e Melhor Fotografia, no Festival de Cinema de Guayaquil.

Para o diretor, a oportunidade de trazer o lançamento do filme à Paraíba é relevante para que os paraibanos possam ter acesso à própria produção cultural. “Por mais que o filme tenha viajado e sido reconhecido mundo afora, realizar este lançamento na terra natal dele é um momento especial para toda a equipe, pois é uma oportunidade de trazer nossa produção artística para o nosso próprio conhecimento, para que nós mesmos tenhamos acesso, possamos valorizar e formar plateia para nossa própria cultura”, afirma Akatoy. “A Paraíba tem dado passos importantes na produção de longas de ficção, e é preciso ressaltar e dar a devida importância a este cenário atual”.

Integram o elenco de Estrangeiro as atrizes Cecilia Retamoza, Bruna Belmont, Solana Bandeira, Challena Barros, Ana Maria Nunes, Cecília Cunha, Jamila Facury, Jasmina Lemos, Saskia Lemos, o ator Paulo Philippe, as atrizes mirins Melina Gabriel e Luiza Picado e participação especial da cantora Amanda Autoo. Com uma produção da Cabradabra Filmes, Estrangeiro traz ainda a canção original Estrangeira, composta e interpretada pelo artista paraibano Erick de Almeida e a artista espanhola Marta Sanchís Clemente. O longa tem duração de 117 minutos, e classificação indicativa de 14 anos. Mais informações sobre o filme, teasers, imagens, making of e outros detalhes podem ser obtido no site oficial: www.extranjerofilme.com.br.

 

« Voltar

THE VOICE KIDS

Lívia Valéria e Helô Wanderley são homenageadas pela Câmara de Patos com voto de aplauso

EM ALTA

Cantora patoense Saiô divulga novo álbum em João Pessoa

Veja também...

FARRA

Prefeito de Patos nomeia esposa de deputado e irmã de vereador com salário de quase R$ 7 mil

Bárbara Steil

Promete fazer muito marmanjo ir à loucura; veja

BOA NOTÍCIA

Chuva de 60mm banha Patos neste sábado